Professores da Rede Municipal de Ensino participam do Programa Escola Ativa

No último dia 12 de junho, 16 professores da Rede Municipal de Ensino participaram de uma capacitação sobre a multiplicação do Programa Escola Ativa – cujo projeto é desenvolvido pelo Governo Federal, voltado para docentes que atuam em escolas do campo, em salas multisseriadas. A capacitação sobre este Programa está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento, que disponibiliza um professor efetivo da rede para receber a capacitação através da Coordenação do Programa no Estado, via Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Posteriormente, este professor se torna um multiplicador no município.

A professora multiplicadora do programa em Nova Trento é Cleide Vinotti. Para ela, o Programa Escola Ativa (PEA) ressalta de uma forma marcante o valor das Escolas do Campo. Neste I Módulo foi trabalhado o tema “Identidade escola no/do campo”, tendo como temáticas centrais a História, as Legislações, os Princípios da Educação do/no Campo e as relações entre campo e cidade. “O Programa visa, sobretudo, resgatar e ressaltar o valor da Escola do Campo trabalhando com classes multisseriadas. Valorizando a cultura de cada bairro, a história das famílias, o modo de vida no campo, a fonte de renda, enfim, é um incentivo do Governo Federal para que estas escolas não sejam fechadas. É uma tentativa de valorização do professor que atua no campo, inclusive com material didático, com práticas pedagógicas, legislação, estudos sobre alfabetização e letramento e Projeto Político Pedagógico específicos”, ressalta Cleide.

Segundo Cleide Vinotti, as classes multisseriadas desafiam os professores a repensar a escola, suas disciplinas, séries/anos, conteúdos e avaliações. “O Programa se apresenta como mais um passo no avanço histórico de construção de uma proposta para classes multisseriadas, que certamente não termina por aqui, e é responsabilidade de todos. É importante ressaltar que ao valorizarmos a comunidade, a cultura, a situação sócio-econômica de cada bairro e de cada família, certamente estaremos mais motivados a participar dessa construção e aplicação deste programa com qualidade em nosso município”, afirma.

Um pouco sobre o programa

O Programa Escola Ativa (PEA) é um programa do Governo Federal que objetiva construir uma proposta de educação para as classes multisseriadas, através de uma série de elementos e instrumentos de caráter pedagógico, social e de gestão da escola. Possui como estratégias o investimento na formação de educadores(as), na melhoria da infraestrutura das escolas e no oferecimento de meios e instrumentos pedagógicos para as escolas multisseriadas.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento