Estudante da Escola do Distrito de Aguti vence concurso de redação promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas

Da mesma forma que em 2011, mais um estudante da Escola de Ensino Fundamental de Aguti conquistou o primeiro lugar no Concurso de Redação realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Com o tema “Qual a importância da Mata Ciliar em nossas vidas?”, a estudante Elaine Meyer, da 8ª série, conquistou o corpo de jurados com a redação intitulada “Preservando a natureza”, concorrendo com 157 outros trabalhos. O município de Nova Trento estava incluído na programação do Comitê, que contava com palestras e a participação nos concursos de Desenho e Redação, envolvendo 13 municípios das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas, Perequê, Santa Luzia, Itapema e Inferninho: Angelina, Leoberto Leal, Rancho Queimado, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Tijucas, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Governador Celso Ramos e Biguaçu.

No ano de 2011, o estudante da mesma escola do Distrito de Agutí, Leonardo Aparecido Visnheski também conquistou o 1º lugar no concurso de Redação. Neste ano, a estudante Elaine Meyer receberá como prêmio uma bicicleta, a publicação da redação nos meios de comunicação, além de um certificado de premiação. Além disso, o professor responsável receberá também um certificado de participação. A entrega dos prêmios acontecerá em uma sessão da Câmara Municipal de Vereadores do município, com data a ser definida. A estudante Elaine Meyer contou com o apoio de todos os professores da Escola e, em especial, da professora Leoniria Fátima Anzini Mistura e da professora, Fernanda Piazza.


Redação 1º Lugar: Ensino Fundamental

Título: Preservando a natureza

A mata ciliar é formada por um conjunto de árvores, arbustos, capins, cipós e flores que cercam as margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Ela tem funções como: proteger a água, segurar o solo, além de ser essencial para o desenvolvimento das espécies aquáticas.

Essa vegetação ajuda a proteger as águas, servindo de obstáculo para resíduos que são arrastados pelas enxurradas, fazem a filtragem de substâncias indesejáveis, deixando assim as águas mais limpas.

As raízes das árvores que formam a mata ciliar, fazem uma rede de proteção para evitar erosões e perdas de terras quando ocorrem enxurradas, servem também para criação de tocas para o abrigo dos animais aquáticos.

Os frutos que as árvores produzem servem de alimento para um grande número de espécies de pássaros e outros animais. Além de suas sementes muitas vezes serem levadas pelos animais para outros lugares, aumentando a biodiversidade.

A preservação da mata ciliar dependerá de um trabalho pensado, construído e realizado em parceria. Devemos ter plena consciência da participação de cada um. A participação da população é a única garantia de que as árvores plantadas cresçam e com elas a consciência das pessoas.

Elaine Meyer

Escola de Ensino Fundamental de Aguti

Nova Trento



Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Foto: Estúdio Auto Retrato