Seminário Regional da Apicultura reuniu grande público em Nova Trento

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, juntamente com a Epagri local, a Gerência Regional da Grande Florianópolis, a Associação de Apicultores de Botuverá (APIBO) e demais entidades ligadas ao setor realizaram no último sábado, 17 de março, o Seminário Regional da Apicultura, no salão de eventos anexo ao Restaurante do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento. O evento contou com sucesso de público: 270 inscritos, muito acima do esperado para o encontro, que teve como objetivo conscientizar os produtores sobre a mortalidade de abelhas, além de aumentar a produtividade das colmeias e melhorar a organização dos produtores.

Para a abertura do evento, participaram o Prefeito Municipal de Nova Trento em Exercício, Gian Francesco Voltolini, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, Saulo Roberto Voltolini, Epagri de Nova Trento, Cinelândia Maria Venier Cipriani, João Luiz Simão Filho e Acioni Luiz Vicente, o Coordenador do Seminário Regional e da Epagri de São José, Ivanir Cella, o Agente de Desenvolvimento Regional – Epagri de Brusque, Amaro Hilleshein, o presidente da APIBO, Antenor Bonomini, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Trento, Moisés Till, a Diretora do Santuário Santa Paulina, Irmã Maria Adelina da Cunha, a Secretária de Desenvolvimento Regional de Brusque, Sandra Regina Eccel, entre outras autoridades.

Os apicultores dos 21 municípios presentes neste evento conseguiram visualizar a real situação da apicultura na região, com estatísticas de produção e mortandade de abelhas sendo apresentado. Segundo o Coordenador do Seminário Regional, Ivanir Cella, os produtores de mel da região precisam atuar em parceria, reivindicando melhorias e promovendo eventos. “Temos que estabelecer como meta a participação no Congresso Nacional da Apicultura, que não é algo inatingível. É questão de nos organizarmos”, expôs durante sua palestra. O encontro contou ainda com depoimentos de representantes de Associações sobre mortalidade de abelhas em apiários, palestra sobre identificação dos sintomas e medidas de controle da Nosemose, Acariose e Vírus, organização do produto, manejo para diminuir a mortalidade de abelhas e aumentar a produtividade.

Para o Prefeito Municipal de Nova Trento em Exercício, o evento é de extrema importância para Nova Trento e toda região, por congregar os apicultores que possuem os mesmos objetivos. “Vejo que todos vocês estão aqui hoje porque querem melhorar a qualidade do produto – o mel, que merece cada vez mais ser valorizado por toda população. Todos os organizadores deste evento estão de parabéns por esta importante iniciativa”, afirmou Gian Francesco Voltolini.

Promoção do Seminário: Epagri – Gerência Regional de Florianópolis, Escritório Municipal de Nova Trento, Associação de Apicultores de Botuverá (APIBO), Associação de Apicultores de Águas Mornas, Associação de Apicultores da Encosta da Serra, Cooperativa Apícola Encosta da Serra, Associação dos Apicultores do Município de Angelina (AAMA), Associação de Apicultores de São Bonifácio

Apoio: Sebrae/SC, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Prefeitura Municipal de Nova Trento, Parque Ecológico Cidade das Abelhas, Gerência Regional de Florianópolis e Escritórios Municipais da Epagri.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento