Secretaria de Cultura e Turismo e Santuário Santa Paulina recepcionam Cruzeiro Católico

Pela primeira vez, o município de Nova Trento recepcionou passageiros de um Cruzeiro Católico, que chegou a Porto Belo na manhã desta quinta-feira, 1º de março. A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi quem estabeleceu os primeiros contatos e efetuou a divulgação do município. A propaganda incentivou a vinda dos turistas, que mostraram-se encantados em conhecer a terra de Santa Paulina. Os passageiros seguiram de ônibus até Nova Trento, onde participaram da missa das 11 horas, no Santuário Santa Paulina.

Durante esta semana, o Cruzeiro Católico contou com um espetáculo teatral, intitulado “Madre Paulina do Brasil”, encenado pelo Grupo Teatral Luma de Tietê, através da Cia Sandei de Teatro. Na peça, 12 atores contaram a trajetória da imigrantes italiana radicada no Brasil, Amábile Lúcia Visintainer que futuramente seria conhecida como Madre Paulina, a primeira Santa do Brasil. Padre Giuberto Badiani, que atua em Santo Amaro, São Paulo, veio pela primeira vez a Nova Trento e afirmou estar encantado com a história de Santa Paulina. “No navio, assisti a peça teatral e por muitas vezes me emocionei. Comecei a imaginar a cena do pai e da mãe de Madre Paulina, no momento em que decidiram imigrar para o Brasil. Isso fez com que eu me recordasse da minha vida inicial como padre”, conta emocionado Padre Beto, que foi o presidente da celebração na missa das 11 horas no Santuário.

Além de Padre Beto, a missa no Santuário contou com a participação dos padres Renilton Fontes (SP), Ivanildo Araújo Souza (MG), Adão Pedro Soares Pereira (MG), Daniel Nicolini (SP) e Fábio Junior de Oliveira Marçal (MG). A animação ficou por conta da dos cantores católicos Eros Biondini, Davidson Silva, Brais Oss, Flaviane Montenegro e Alessandra Salles. Durante a celebração, o devoto de Santa Paulina, César Rodrigues Vitor, de Minas Gerais, deu testemunho de uma graça alcançada. “Sinto uma forte emoção quando venho a este lugar. Não tenho nem palavras para expressar a forte emoção e a gratidão que tenho por Santa Paulina”, disse. Além de turistas de Minas Gerais, o Cruzeiro trouxe passageiros de praticamente todos os Estados do país: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasília, Espírito Santo, Amapá, entre outros.

Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, receber o Cruzeiro Católico é apenas um dos retornos que o município está tendo após a participação intensa em eventos e feiras em diversas cidades do Brasil e exterior. “Cada vez mais as pessoas conhecem Nova Trento e se interessam em vir para a terra de Santa Paulina”, afirma Eluísio Antonio Voltolini. Os passageiros do Cruzeiro Católico voltaram a Porto Belo na tarde desta quinta-feira. A viagem tem continuidade por outros pontos turísticos da costa brasileira.


Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento