Pesquisadores emocionaram público presente com histórias da emigração trentina

A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e em parceria com diversas entidades e apoiadores do município promoveu uma noite de intensa cultura na última quarta-feira, 14 de dezembro, na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni. O sociólogo italiano e pesquisador, Renzo Maria Grosselli, e a neotrentina também pesquisadora, Ivette Marli Boso proferiram palestra sobre emigração trentina, dialeto trentino-italiano praticado no município, entre outros temas relacionados a história do município.

Na primeira parte do evento, a neotrentina Ivette Marli Boso explanou detalhes de sua pesquisa realizada anos atrás sobre o dialeto trentino-italiano, que tornou-se livro com a obra “Noialtri chi parlen tuti em talian”. O momento também foi oportuno para contextualizar sua mais recente pesquisa sobre a medicina popular praticada em Nova Trento. Com exemplos da própria comunidade, Ivette fez uma reflexão sobre como a população neotrentina sobreviveu, do fim do século XIX até meados do século XX, sem médicos ou enfermeiros. Sua pesquisa também será registrada em livro: o Museu de San Michele, do Trentino – Itália, propôs o lançamento de sua obra até o próximo ano. Aproveitando sua estada em Nova Trento, a pesquisadora Ivette já iniciou outra pesquisa sobre a culinária típica dos trentino-italianos e seus descendentes.

Posteriormente, o público presente conferiu a palestra de Renzo Maria Grosselli, sociólogo, doutor em História e grande pesquisador da emigração trentina em todo o mundo. Com enfoque na colonização trentina em Santa Catarina, Grosselli presenteou o público com registros únicos de sua pesquisa, contextualizando-a com o que vivenciou em Nova Trento.

Além das palestras, os participantes do encontro conferiram uma exposição de quadros de artistas neotrentinos, bem como uma exposição de fotos dos participantes do Curso de Noções Básicas de Fotografia, cujas aulas foram ministradas no mês de junho, em Nova Trento.

Sobre Renzo Grosselli e Ivette Boso

Renzo Maria Grosselli é sociólogo, doutor em História e já publicou dezenas de livros de cunho histórico-antropológico sobre a emigração trentina e italiana no mundo e, particularmente, para o Brasil. Escreveu também alguns livros de poesia e trabalhou no campo da história oral. Atualmente trabalha como jornalista no jornal “LAdige”, de Trento, Itália. Ivette Marli Boso, esposa de Grosselli é graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de Trento (Itália). Tem um livro publicado intitulado “Noialtri chi parlen tuti em talian”, resultado de sua pesquisa sobre o dialeto italiano praticado no Brasil e, em especial, em Nova Trento.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento