Cineasta Zeca Pires realiza filmagens com José Polli em Nova Trento

Dando continuidade ao com projeto que prevê a restauração de uma antiga película filmada por José Julianelli, na década de 1920, em Nova Trento, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal recebeu em Nova Trento o cineasta Zeca Pires, mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorando em Mídia e Conhecimento pela mesma universidade, que escreveu um livro sobre os pioneiros do cinema em Santa Catarina: José Julianelli e Alfredo Baumgarten. Pires trouxe ao município dois estudantes de Cinema da UFSC, e realizaram filmagens com o neotrentino José Polli, que possui grandes histórias de vida ligadas ao cinema e à cultura do Brasil. O encontro ocorreu durante todo o dia desta quarta-feira, 30 de novembro.

Esta é a segunda vez que Nova Trento mantém contato com o cineasta Zeca Pires. A primeira oportunidade foi no dia 11 de novembro, no teatro da UFSC, em Florianópolis. Pires mostrou-se bastante sensibilizado pela história de Nova Trento com o cinema, primeiramente pelo filme de José Julianelli, filmado na década de 1920 e, em segundo lugar, pelo filme produzido pelo neotrentino, José Polli. “Para mim, o senhor José Polli é uma das maiores autoridades do cinema que já conheci”, disse o cineasta durante as gravações em Nova Trento.

Durante as filmagens, foi possível resgatar a trajetória de José Polli, desde a sua infância, até a realização do filme “Gracia Ricevuta”, com detalhes sobre sua permanência no Rio de Janeiro e sua relação com Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema no Brasil. Foi sugerida a gravação em diversos pontos do município, especialmente no Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, onde a película de Polli foi filmada. Com este material em mãos, Zeca Pires pretende produzir um documentário. “Para nós será de extrema importância termos esse resgate da história, um documento que poderá ser apresentado, para que muitas pessoas conheçam José Polli e sua grande contribuição com o cinema catarinense”, destacou o Secretário de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini.


Filme de Julianelli na Cinemateca Brasileira

Na próxima semana, o cineasta Zeca Pires irá a São Paulo e se propôs a levar o filme de José Julianelli, sobre Nova Trento, à Cinemateca Brasileira. Com a autorização de Marcondes Marchetti, proprietário da coleção de Julianelli, o filme sobre a “Colônia Italiana”, como está descrito na antiga lata, poderá ser restaurado e, finalmente, exibido. A Cinemateca Brasileira possui um Laboratório de Restauração devidamente equipado que foi reconhecido pela FIAF como um exemplo para as cinematecas latino-americanas. Com a avaliação da Cinemateca, será possível calcular o custo do restauro deste material, concretizando, assim, as devidas tratativas de aquisição da película para o município neotrentino.

O Diretor de Cultura e Intercâmbio, Rino Montibeller vislumbra a possibilidade de uma grande parceria com a Itália neste projeto. Num primeiro momento, está mantendo contato com pessoas da cidade natal de José Julianelli, Rivoli, que podem ter grande interesse em restaurar este material. “Outra possibilidade é uma parceria com o produtor trentino, Manu Gerosa, que produziria um filme-documentário sobre Nova Trento. Já encaminhamos material de divulgação e uma cópia do filme do José Poli. Até o fim deste ano receberemos confirmação se este produtor e sua equipe estarão em Nova Trento no próximo ano”, revelou Montibeller.


Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento