Nova Trento chega ao tri no vôlei feminino da Olesc

O vôlei feminino de Nova Trento conquistou, na tarde de segunda-feira (31), o terceiro título consecutivo da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Na final, Nova Trento enfrentou a guerreira equipe de Guaraciaba, mas venceu por 3 a 1 e garantiu o troféu de campeão da modalidade e uma vaga na etapa estadual da edição 2012 da Olesc. Guaraciaba e Blumenau, que derrotou Saudades por 3 a 1 na decisão do terceiro lugar, também se classificaram para a edição do próximo ano.

Superação foi o fator decisivo para que a equipe de Nova Trento ganhasse mais um título, segundo a técnica, Karina de Souza. “O time estava muito desfalcado. Deixamos duas atletas em Nova Trento devido a problemas de lesão, e outra voltou da Seleção Brasileira machucada e também não pôde jogar”, contou Karina. Ela afirmou que “Guaraciaba chegou à final como favorita, principalmente pelos problemas que tivemos, mas mudamos jogadoras de posição, outras competiram no sacrifício. Isso tudo contribuiu para que chegássemos a este título”, afirmou, enquanto vibrava com as atletas ainda na quadra do ginásio Ivo Silveira, em Chapecó.

A decisão foi emocionante. Guaraciaba saiu na frente nos quatro sets. No primeiro, chegou a fazer 6 a 3, mas Nova Trento reagiu, virou e fechou em 25 a 18, com o tempo de 24 minutos. No segundo set, Guaraciaba ganhava por 18 a 13, mas Nova Trento reagiu e empatou em 18 a 18. Depois de estar perdendo por 24 a 19, Nova Trento empatou em 24 a 24, mas Guaraciaba conseguiu fechar o set, vencendo por 28 a 26, em 34 minutos de jogo, mantendo a esperança de conquistar o título.

Com o placar igualado, a equipe de Nova Trento, mais experiente, teve calma e controle emocional para levar o jogo a seu modo. Mesmo assim, Guaraciaba abriu 6 a 3, mas Nova Trento outra vez reagiu, virou e fechou o set em 25 a 16, com o tempo de 23 minutos. No quarto e decisivo set, Guaraciaba construiu uma vantagem de 11 a 4, mas permitiu uma incrível virada e Nova Trento fechou o set em 25 a 20, com o tempo de 25 minutos, consolidando a vitória por 3 a 1.

Encerrado o jogo, os três primeiros foram premiados com troféus e medalhas ainda no ginásio. A Olesc, que teve início no último dia 25, chega ao fim neste dia 1º em Chapecó. A competição começou com a disputa de 14 modalidades e é destinada a alunos de 13 a 16 anos, matriculados nas redes estadual e municipal de ensino, e também em escolas particulares. Na edição 2010, Nova Tento foi campeã, Balneário Camboriú ficou em segundo e Joinville foi o terceiro no vôlei feminino.

A fase estadual começou com 83 municípios e envolveu cerca de 4 mil esportistas entre atletas, técnicos, dirigentes e integrantes de equipes de apoio. A Olesc é uma realização da Fesporte, com promoção do Governo do Estado e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e apoio da prefeitura de Chapecó e das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).

Informações adicionais: Geraldo De Cesaro – FESPORTE

Fotos: Fesporte