Distrito de Agutí ganha nova quadra coberta poliesportiva

A comunidade do Distrito de Agutí prestigiou a inauguração da nova quadra coberta poliesportiva, neste último domingo, 16 de outubro, às 10 horas. O evento ocorreu no mesmo dia da Festa de Escolha da Garota Estudantil do Agutí. Autoridades municipais, como Prefeito, Secretários Municipais e vereadores marcaram presença, além de representantes das empresas Souza Cruz e Bradesco, que patrocinaram a obra. No total, foram investidos R$ 174.254,95.

A nova quadra coberta do Distrito de Agutí foi projetada por engenheiros e arquitetos, seguindo todas as normas de segurança. Possui vestiários, alambrado, além de ser totalmente envolta por redes de proteção. Até o ano passado, a Escola de Ensino Fundamental Agutí possuía uma quadra coberta que não oferecia segurança aos estudantes, e trouxe prejuízos para a comunidade escolar, uma vez que parte do telhado acabou atingindo a Escola durante um temporal. Com a nova quadra, os estudantes ganharam mais segurança e conforto.

O presidente da Associação de Pais e Professores (APP), Elizeu Meyer agradeceu, durante a solenidade de inauguração, todas as pessoas envolvidas que proporcionaram a realização da obra. A empresa Souza Cruz, representada pelos orientadores agrícolas, Alex Matos e Sebastião Sardo também estavam presentes no evento. Sardo explicou como os recursos foram destinados para a quadra poliesportiva. “O Instituto Souza Cruz visa atender as necessidades da Educação, principalmente na área agrícola. Parabenizamos o Prefeito e a Secretaria que encaminharam o projeto e realizaram esta importante obra para o Distrito”, destacou.

Outra empresa que auxiliou nesta obra foi o Banco Bradesco, na solenidade representado pela gerente da agência do Banco Bradesco de Nova Trento, Silvana Belleti. “O Bradesco é parceiro deste município há bastante tempo. Parabenizamos a Prefeitura por esta perfeita obra. Para o país, é muito importante investimentos em Educação”, afirmou. Em seguida, ambas as empresas, Souza Cruz e Bradesco receberam homenagens da Administração Municipal.

A Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli disse que a data era muito especial, pois ainda em 2009 ela e a extensionista da Epagri, Cinelândia Maria Venier Cipriani elaboraram o projeto para enviar ao Bradesco e a Souza Cruz. “E, este projeto, só se tornou realidade, pois o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) aprovou esta obra, através do Fundo para Infância e Adolescência (FIA). Agradeço a todos os envolvidos, a todos que auxiliaram na concretização desta belíssima obra”, afirmou Rosita.

Ao final, o Prefeito Municipal de Nova Trento fez um balanço de todos os investimentos feitos no Distrito de Agutí. “Aqui no Distrito de Agutí nos deparamos com situações muito críticas, como uma sala de aula que funcionava no galpão da Igreja, e uma quadra que não oferecia segurança para os alunos. Ampliamos a escola, com mais quatro salas e construímos essa quadra. Eu posso passar como Prefeito, mas as obras ficam para a comunidade”, disse Orivan Jarbas Orsi. “Lutamos sempre para construir uma sociedade mais justa e fraterna, com mais dignidade. Os recursos são aplicados onde há mais necessidade, onde é prioridade, sempre com responsabilidade e seriedade”, completou.

Sobre a nova quadra coberta

A primeira etapa da obra foi executada pela Construtora Pessoa de Carvalho Ltda, contratada por Dispensa de Licitação, uma vez que não apareceram empresas interessadas. Nesta etapa foi executada a fundação da estrutura e edificação dos pilares pré-moldados. Já a segunda etapa da obra foi realizada pela Empreiteira de Mão de Obra Andrei Ltda, de Nova Trento, que venceu a licitação pela modalidade Tomada de Preços. A empresa finalizou a obra, com a construção dos vestiários, pintura da quadra e demais acabamentos. A nova quadra atenderá alunos do próprio Distrito de Agutí e de localidades próximas, que estudam no educandário e a comunidade.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento