Família Acolhedora de Canelinha dá exemplo de amor durante encontro na Casa da Cidadania

Mãe de quatro filhos e mais dois adotivos, a senhora Iracema Isensee não esconde a emoção ao falar sobre o Programa Família Acolhedora. “Eu sou 100% Família Acolhedora”, revela, às lágrimas. Iracema, que mora em Canelinha, foi especialmente convidada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), juntamente com a Prefeitura Municipal de Nova Trento e o Conselho Tutelar de Nova Trento para participar de um debate sobre “Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes”, em comemoração ao Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O encontro ocorreu na Casa da Cidadania, na última sexta-feira, 23 de setembro, reunindo um público seleto, pequeno, mas que trouxe à tona questões sobre as relações familiares, amor e doação.

A voluntária de Canelinha emocionou a todos ao contar sua história de vida e todas as ações que já realizou em prol dos mais sofridos. Iracema revela que, muito antes de conhecer o Programa Família Acolhedora, já adotou adolescentes e moças que passaram por situações difíceis de abandono e rejeição. “Trouxe para minha casa moças que foram rejeitadas pelas famílias após revelarem que estavam grávidas”, destaca. Com o Família Acolhedora, Iracema já recebeu duas crianças que sofreram violência física e sexual. “Para mim é muito gratificante e muito emocionante fazer parte deste Programa e poder contribuir para que essas crianças cresçam ”, disse.

O Conselheiro Tutelar, Juliano Martins Mazzola, que já conheceu uma Família Acolhedora, em São Bento do Sul, afirma que o perfil de Iracema é muito similar ao de Joanir Lopes, são-bentense. “Elas tem um perfil acolhedor, de muito amor, mas também uma educação baseada na disciplina, que faz a criança refletir sobre seus atos”, assinalou. Além de Conselheiros Tutelares, o encontro contou com a presença da psicóloga que presta assessoria para o CMDCA, Camila Gabriela Bortolotto Ziemiczak, Assistente Social, Juliana Mara Dalagasperina, estagiária do Serviço Social, Débora Pistum, e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jonas Luiz Vinotti.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento