Palestra sobre Medicamentos Antidepressivos alerta sobre uso abusivo

A psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento, Ariany Maçaneiro da Silveira reuniu um público seleto no auditório da Casa da Cidadania, na tarde desta segunda-feira, 5 de setembro. A palestra “Medicamentos Antidepressivos: Acesso ou Excesso?” alertou os participantes sobre o uso abusivo de medicamentos antidepressivos e psicotrópicos, que possuem alto índice de consumo em Nova Trento, embora ainda sem estatística comprovada.

Durante o evento, a palestrante fez questão de ressaltar que os medicamentos são necessários, mas o uso abusivo destes pode prejudicar a saúde. “O médico é quem deve receitar os medicamentos, de acordo com o tipo de problema, mas é importante ressaltar que somente o medicamento não ajuda. É interessante conciliar com um tratamento terapêutico, a fim de descobrir a causa do problema, a raiz da depressão, da falta de sono e de todos os outros problemas”, explicou Ariany, que pretende, ainda este mês, realizar mais uma palestra sobre este tema no Distrito de Claraíba. O mesmo tema já foi abordado em palestras nos bairros Trinta Réis e Agutí.

Diante de dados não comprovados do uso excessivo de antidepressivos e psicotrópicos, a psicóloga do NASF sugeriu à Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário a realização de uma pesquisa em todas as comunidades de Nova Trento, através da agentes comunitárias de saúde. “A proposta é que façamos um cadastro de todas as pessoas que utilizam esse tipo de medicamento”, disse Ariany. A partir daí, a psicóloga organizará terapias em grupo – tanto terapêuticas, como operativas, com 15 ou 20 pessoas. “Desta forma, cada sujeito contribuirá sobre si e sobre o outro, onde cada um perceberá que a cura está no processo terapêutico e não na medicalização”, completou a psicóloga. Além dos pacientes que utilizam os medicamentos, todos os interessados poderão participar das terapias em grupo. Para isso, basta mostrar interesse e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário.

Palestras “Pensando Saúde”

A palestra ministrada pela psicóloga, sobre medicamentos antidepressivos e psicotrópicos, foi apenas a primeira do projeto “Pensando Saúde”, cujo projeto é paralelo e muito abrangente. Para tanto, mensalmente, o grupo do NASF realizará palestras sobre diversos tema relacionados à saúde, e que são de interesse da população. O grupo NASF é composto por uma psicóloga, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga e um farmacêutico.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento