Fanfarra Escolar da Escola de Claraíba abrilhanta abertura da Semana da Pátria em Nova Trento

A Fanfarra Escolar João Bayer Sobrinho, da Escola do Distrito de Claraíba abrilhantou o ato cívico realizado nesta quinta-feira, 1º de setembro, no Coreto Nicolau Bado, em frente à Prefeitura Municipal de Nova Trento. O evento abriu oficialmente a Semana da Pátria no município, que culminará com o Desfile de 7 de Setembro, na próxima quarta-feira. Autoridades municipais, entre eles Secretários Municipais e vereadores, diretores das escolas municipais e estadual, além de funcionários da Prefeitura Municipal de Nova Trento e estudantes participaram do ato cívico, que contou ainda com apresentações culturais.

Na oportunidade, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, o vice-prefeito, Pedro Piva Neto e a Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli hastearam as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Nova Trento, respectivamente, durante a execução do Hino Nacional Brasileiro. Posteriormente, estudantes do 3º ano 1, da Escola de Ensino Fundamental Francisco João Valle recitaram a poesia “Tua Cidade”, de autoria do neotrentino Newton Cadorin. Já a aluna Pâmela Martins, 4º ano 1 da mesma Escola, recitou a poesia “7 de Setembro”. A Fanfarra Escolar do Distrito de Claraíba finalizou as homenagens, realizando sua segunda apresentação, em apenas cinco meses de ensaios.

Ao final, a Secretária Municipal de Educação e Esportes destacou que esses 189 anos de independência do Brasil de Portugal devem ganhar outra dimensão no Desfile Cívico que será realizado em Nova Trento. “Hoje sabemos que o Brasil ainda busca sua independência, em tantos setores, como o econômico. Por isso, implantamos o projeto “Ler é Viver” nas escolas, pois entendemos que a independência conquistamos também através do conhecimento e da leitura. Esse projeto é sucesso e merece todo aplauso aos professores e demais pessoas que o apoiam”, assinalou Rosita Sônia Valle Tridapalli. Vale destacar que o tema do Desfile Cívico de 7 de Setembro é o projeto “Ler é Viver”, que tem o objetivo de estimular o educando à prática da leitura, despertando a imaginação, a criatividade e a fantasia. Para tanto, no hall de entrada da Prefeitura Municipal foi instalado um espaço especial, com livros – doados pela Academia de Letras de Nova Trento, que podem ser apreciados por todos os interessados até o dia 7 de setembro.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi também deixou sua mensagem na abertura da Semana da Pátria, destacando a importância do resgate das fanfarras municipais. “Hoje apreciamos aqui a apresentação da Fanfarra de Claraíba, que em tão pouco tempo de ensaio está marcando presença em eventos. Esta é a nossa segunda fanfarra do município. E, deixo aqui meu convite para que todos participem do Desfile Cívico de 7 de Setembro, na próxima quarta-feira”, disse o Prefeito Municipal.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento