Nova Trento leva ouro inédito no vôlei feminino dos 24º Joguinhos Abertos de Santa Catarina

“Era o título que nos faltava”. Esta foi a definição da coordenadora do vôlei de Nova Trento, Vandelina Tomasoni Ribeiro, a Vandeca, após a conquista inédita do troféu de campeão dos 24º Joguinhos Abertos de Santa Catarina, encerrados neste sábado, 27 de agosto, no ginásio do clube Juventude, em Caçador. O título garantido por incontestáveis 3 x 0 pode ser ainda mais valorizado, porque do outro lado estava Blumenau, atual tetracampeã da modalidade. Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina foram uma promoção da Fesporte com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador e da prefeitura local.

Centradas no jogo, a equipe Nova Trento Esteio-Tim-Unifebe fechou os dois primeiros sets com muita tranquilidade, em 25/14 e 25/15. Porém no terceiro set, as blumenauenses reagiram, proporcionando uma final de Joguinhos emocionante. Porém, apesar de várias oportunidades para fechar o set, o time de Blumenau acabou cedendo a vitória para Nova Trento por 30/28, em set que teve duração de 32 minutos.

Para Vandeca, que há 14 anos iniciou seu trabalho de base em Nova Trento, a conquista, apesar de inédita, foi mais um título em sua carreira. Este grupo já foi bicampeão brasileiro dos Jesc 12 a 14 anos, campeão sul-americano escolar, campeão da Olesc em 2008 e 2010 e, agora, campeã dos Joguinhos.

Além de um grupo homogêneo, comandado pela técnica Karina de Souza e formado por Amanda, Ana Flávia, Ana Paula, Caroline, Juliana Torres, Juliana, Karoline, Luciana, e a capitã Simone, Vandeca conta ainda com a experiente Rosamaria Montibeller, que chegou em Caçador na segunda-feira (22), vinda da Turquia, onde, com a Seleção Brasileira infanto, conquistou o sexto lugar no Campeonato Mundial.

Natural de Nova Trento e motivada por sua irmã, que também era jogadora de vôlei, Rosamaria começou nas escolinhas da Vandeca com apenas oito anos, e daí em diante fez do voleibol o seu objetivo na vida. Conquistou todos os títulos desta geração e, em 2010, quando serviu pela primeira vez a Seleção Brasileira, foi Campeã Sul-Americana no Peru.

Na partida preliminar, pela decisão do terceiro lugar, a equipe de Joinville venceu por 3 sets a 0 as meninas de Criciúma, conquistando assim a medalha de bronze da modalidade.


Texto: Fesporte – Álvaro Roberge

Fotos: Equipe de Vôlei de Nova Trento