Centenária Banda Musical Padre Sabbatini viaja à Itália nesta sexta-feira

A centenária Banda Musical Padre Sabbatini, de Nova Trento, viaja à Itália nesta sexta-feira, 26 de agosto para o série de apresentações em algumas cidades do Trentino Alto Ádige, região norte da Itália. O programa completo da primeira turnê internacional da Banda neotrentina inicia no dia 27 de agosto e segue até o dia 6 de setembro. Durante nove dias estão agendadas cinco apresentações nas cidades de Roncegno, Vigolo Vattaro, Besenello, Novaledo e Roncone, além de duas participações especiais nas celebrações do 60º aniversário da Federação das Bandas do Trentino. O Diretor de Cultura e Intercâmbio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, Rino Montibeller é quem representará o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, em todos esses eventos em que a Banda Musical Padre Sabbatini se apresenta.

O convite para a Banda Padre Sabbatini ir à Itália foi oficializado em outubro do ano passado, quando a Banda Sociale di Roncone esteve em Nova Trento, juntamente com o Presidente da Federação de Bandas Musicais da Província Autônomo de Trento, Cláudio Luchini. A entidade neotrentina conseguiu viabilizar recursos com a promoção de eventos realizados na comunidade, a fim de custear as despesas com as passagens aéreas. Para tanto, a Administração Municipal, em parceria com a Câmara de Vereadores de Nova Trento disponibilizou a quantia de R$ 10 mil, que foi entregue à diretoria da Banda na abertura da XIX Incanto Trentino, no dia 5 de agosto.

O maestro da Banda Musical Padre Sabbatini, Herberto Marchi revela o repertório que a Banda interpretará na Itália: destaque para o Hino de Nova Trento, músicas brasileiras, com destaque para Tim Maia, Chico Buarque de Holanda e Roberto Carlos, entre outros, como também os hinos da Itália, do Trentino e do Brasil. Foram muitos ensaios, com extraordinária dedicação de todos os músicos.


Conheça a turnê da Banda Musical Padre Sabbatini

O embarque à Itália será nesta sexta-feira, 26 de agosto, com chegada em Milão no dia 27. O primeiro concerto será na cidade de Novaledo, dia 27, na festa do padroeiro da cidade. No dia seguinte, o grupo visita Veneza. Já no dia 30 de agosto, a Banda Musical Padre Sabbatini estará em Vígolo Vattaro, para a um concerto especial, uma vez que o Prefeito da cidade onde nasceu Santa Paulina, Walter Kasvalder, fez um convite especial à Banda neotrentina. No dia 31 de agosto, estarão em San Michelle, com visita ao Museu dos Usos e Costumes da Gente Trentina, ao Castelo Beseno, na cidade de Besenello e, à noite, um concerto.

No dia 1º de setembro, a Banda estará em Trento, capital do Trentino Alto Ádige, com tempo livre pela manhã e visita ao castelo Del Buonconsiglio à tarde, terminando o dia com mais um concerto à noite. No dia 2 de setembro, a apresentação é na cidade de Roncone, onde a Banda neotrentina irá rever os amigos da Banda Sociale di Roncone.

Nos dias 3 e 4 de setembro, a Banda Musical Padre Sabbatini participa de eventos de grande repercussão na Itália e no Trentino. Um desses eventos será o concerto “Orgulho e Competência”, na noite do dia 3, no Teatro Sociale de Trento. No domingo à tarde, a Banda neotrentina participa do grande desfile entre as praças Fiera e Duomo. Nesta ocasião irão desfilar, durante duas horas, 67 bandas, e a Sabbatini virá logo atrás do estandarte da Federação de Bandas do Trentino e da Banda Musical da cidade de Trento.

Também no dia 4 de setembro, os músicos neotrentinos participarão de uma missa na catedral de Trento, onde haverá benção das bandas e, a partir das 14 horas, participarão do grande desfile alusivo aos 60 anos de atividades da Federação das Bandas da Província de Trentino. São esperados milhares de espectadores, entre eles muitos neotrentinos, que viajarão para acompanhar a Banda Sabbatini.

Na parte final do tour pela Itália, os músicos neotrentinos visitarão as montanhas Dolomitas, no dia 5 de setembro. O embarque de retorno ao Brasil será no dia 6 de setembro, em Milão. O Diretor de Cultura e Intercâmbio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, Rino Montibeller acompanhará a Banda Padre Sabbatini em todos os momentos, e já está na Itália. Viajou nesta segunda-feira, 22 de agosto, para cuidar de vários preparativos, além de dar encaminhamento a vários projetos de interesse para Nova Trento.


Histórico da Banda Musical Padre Sabbatini

A Banda Musical Padre Sabbatini possui 122 anos de existência. A Sociedade Filarmônica Neotrentina, mantenedora da Banda, possui 121 anos. É válido destacar que a história da Banda se mistura à história dos imigrantes trentinos, que sempre estiveram ligados à música, pois era através dela que as pessoas expressavam as alegrias, tristezas, revoltas e o orgulho da terra.

Por iniciativa de um padre, Ângelo Sabbatini, a Banda Musical começou a se organizar. No dia 26 de junho de 1889, encontrava-se em Nova Trento cinco músicos de Blumenau, trazendo consigo alguns instrumentos: duas cornetas, uma trompa, um trombone e um bombardino. Durante este período, estava ocorrendo a festa do Corpo de Deus e os músicos ofereceram-se para tocar na procissão. O fato causou grande impacto para a cidade, tanto que Francisco Mazzola cita em sua monografia: “Foram como faíscas elétricas aquelas marchas. Incutiram logo tal entusiasmo aos neotrentinos, que foram diretamente ter como o padre Sabbatini para a fundação de uma Sociedade Musical. Tratou logo e ofereceu-se como mestre e diretor”.

Foi a partir deste acontecimento que a Banda Musical Padre Sabbatini teve início. A primeira medida tomada foi a compra de instrumentos, tendo como responsável, Benjamim Gallotti. Para que se tornasse possível a compra das peças musicais, o povo neotrentino precisou colaborar. Era o preço do sonho de fundar uma Banda em Nova Trento. Os materiais e todas as aparelhagens foram encomendados na Casa Minerva, no Rio de Janeiro.

No dia 8 de outubro de 1889 concretiza-se o sonho: é fundada pelo Padre Sabbatini a Banda Musical, que receberia seu nome. Porém, esta só ficou definitivamente constituída no dia 25 de maio de 1890. Também nesta data foi criada a Sociedade Filarmônica Neotrentina. Todos os objetivos podem ser percebidos através do artigo número um do Estatuto da Banda: “A Sociedade Filarmônica de Nova Trento, constituída definitivamente em 25 do mês de maio de 1890, se propõe por fim de sua organização, o esplendor do culto religioso, o progresso do país e a jovialidade popular nas festas religiosas ou nacionais da legítima instituição”.

E, no dia cinco do mês de junho de 1890, o povo neotrentino pôde apreciar pela primeira vez a sua banda, na festa de Corpus Christi. “Arlecchina – uma polka por Battesini”, foi a primeira música que a Banda tocou, seguida depois da Sinfonia nº 40 de Mozart, Canto do Cisne – serenata de Schubert e o Hino do Município de Nova Trento.

A partir desta data, 1890, a Banda passa a ser parte integrante das atividades festivas em Nova Trento. Após as primeiras apresentações, a notícia sobre a existência de uma banda se espalha por todo o Vale. Em função disto, grande público, de diversas cidades vinham prestigiar as apresentações da Banda neotrentina.


Maestros da Banda Musical Padre Sabbatini desde sua fundação

Padre Ângelo Sabbatini, Padre Rossi, Batitempo Piva, Francisco Mazzola, Domenico Sgrott, Nicolau Bado, Francisco Prada, Luiz Tomasi, Virgílio Tomasi, Eloi Tell, Moisés Cipriani e, atualmente, Herberto Marchi (Betinho).



Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Crédito das fotos: Carlinhos Fotos e Filmagens