Milhares de fieis lotam Santuário Santa Paulina em Nova Trento

Peregrinos e turistas de todas as partes do Brasil, e até mesmo do exterior, marcaram presença no Santuário Santa Paulina neste último domingo, 21 de agosto. A missa transmitida ao vivo pela TV Século 21, às 10 horas, mais uma vez atraiu grande público ao Santuário, sendo celebrada pelo ex-bispo auxiliar do Rio de Janeiro e agora bispo da diocese de Tubarão, dom Wilson Tadeu Jünck, que é natural de Vidal Ramos, município vizinho a Nova Trento. Além disso, a missa contou com um momento bastante marcante para a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição: a participação de 24 moças aspirantes e postulantes, pois no mesmo domingo foi comemorado o Dia do Religioso e da Religiosa, e dado devida atenção às vocações.

O tema da liturgia foi “Nossa Senhora da Assunção”, sendo celebrado também a vida religiosa consagrada das pessoas que se entregam a Deus no serviço do povo, na sua educação, saúde e todo tipo de inclusão social, como também em missões em países e comunidades distantes. A animação da liturgia ficou por conta das formandas, vocacionandas e animadoras da Pastoral Vocacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

Além da missa, os peregrinos e visitantes tiveram acesso a tendas vocacionais, que foram instaladas na entrada do próprio Santuário, e próximo à Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e Casebre. Desta forma, foi possível conhecer o trabalho da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e da Congregação Salesiana, convidada para o evento.

A devota neotrentina, Doralice Voltolini Bittencourt e o marido, José Bittencourt participaram da missa das 10 horas no Santuário, neste domingo. Doralice disse que não perde uma missa no Santuário Santa Paulina aos finais de semana. “Sempre venho agradecer e agradecer. Graças a Santa Paulina nosso filho se curou de um câncer”, afirmou.

Os peregrinos Evaldo Silva Bezerra, Ana Maria Alves Lopes e Aline Lobo Brito, naturais do Ceará, fizeram questão de participar da cerimônia religiosa das 10 horas portando velas de grande tamanho. Evaldo e Ana Maria disseram que o objetivo foi agradecer às graças recebidas. “Moramos em Jaraguá do Sul e pedimos à Santa Paulina uma casa própria. Em menos de seis meses nosso sonho se concretizou”. Junto com eles, Aline, que também recebeu uma grande graça. “Tive um problema de saúde nos seios. Prometi que, se meu problema fosse resolvido, viria agradecer. É por isso que estou aqui hoje. É a primeira vez que venho ao Santuário”, assinala Aline.

Show Vocacional com Padre Osmar Coppi atraiu grande público

Outro atrativo no Santuário, neste domingo, foi o Show Vocacional, com o compositor, cantor e padre, Osmar Coppi, sendo organizado pelo Serviço de Animação Vocacional da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em conjunto com a diretoria do Santuário Santa Paulina, no período da tarde, das 13h às 15 horas. O show ocorreu ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, em uma tenda especialmente montada pela Congregação.

Esta foi a primeira vez que o Padre Osmar Coppi, do Rio Grande do Sul, veio ao Santuário Santa Paulina. Ele já possui cinco CDs lançados, um DVD e outros três CDs gravados com o Grupo Quaerite (que significa Buscai, em Latim), com músicas religiosas. O show no Santuário contou com a participação especial das formandas, aspirantes, postulantes, formadoras e animadoras vocacionais da Congregação das Irmãzinhas, atraindo grande público.

Entre elas estava a aspirante da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Soledad Pujol, 31 anos, argentina da Província de Misiones, que há 16 anos atua em pastorais. Pela primeira vez no Brasil e no Santuário Santa Paulina, Soledad disse que estava encantada em participar deste momento único no Santuário. Perguntada sobre porque quis seguir a vocação religiosa, a argentina revelou: “Tive um encontro com Deus em um retiro, durante a adoração ao Santíssimo Sacramento”. Em contato direto com as Irmãzinhas da Imaculada Conceição na Argentina, Soledad disse que quando conheceu a logomarca da Congregação (nas cores azul e branco), prometeu a si mesma que um dia teria a mesma marca em seu peito. “Vou seguir esta missão. Irei onde Deus me mandar”, afirmou a aspirante.

Vice-geral fala da importância das vocações religiosas

Entre as participantes da missa das 10 horas deste domingo, 21 de agosto, estava a vice-geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Leodi Amália Bolzan. Em entrevista, Irmã Leodi falou da importância em incentivar novas vocações religiosas em todo o Brasil e em todos os países em que a Congregação está presente. “Hoje temos 65 formandas (entre noviças, postulantes e aspirantes), no Brasil, Nicarágua, Argentina, Chade e Moçambique. Estamos num processo bonito, que atrai as jovens que querem ser Irmãs. Contamos com uma equipe que realiza todo acompanhamento, com visitas, missões vocacionais, trabalho com a juventude. Convidamos as jovens para passar um tempo conosco e conhecer este trabalho maravilhoso”, destaca. Segundo Irmã Leodi, são essas jovens que hoje concretizam o sonho de Santa Paulina: “tornar Jesus conhecido, amado e adorado em todo o mundo”, dinamizando os trabalhos da Congregação.