Prefeitura Municipal recebe homenagem por comprar alimentos da agricultura familiar

A Prefeitura de Nova Trento, representada pelo Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi e pela Secretária Municipal de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli, foi homenageada em ato solene na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 8 de agosto, em reconhecimento ao cumprimento da lei federal que determina que 30% dos produtos da alimentação escolar sejam adquiridos da agricultura familiar. No ato, proposto pelo deputado Dirceu Dresch (PT) foram agraciadas com diploma e troféu 227 administrações municipais.

“Ficamos muito surpresos e felizes ao verificar os dados de 2010, junto ao Ministério da Educação, que 78% dos municípios do catarinense estão cumprindo a lei 11.947, criada em 2009”, destaca Dresch. A legislação determina que 30% dos recursos destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sejam empregados na compra de produtos da agricultura familiar.

Conforme Dresch, enquanto a ampla maioria das prefeituras cumpre a lei, o governo de Santa Catarina privatizou a alimentação escolar e descumpre a legislação. Com isso, R$ 12,5 milhões deixam de ser investidos na aquisição de alimentos produzidos pelos agricultores familiares. A compra de alimentos da agricultura familiar tem impacto no desenvolvimento e na geração de renda no meio rural, além de propiciar alimentação saudável aos alunos. “Com essa política, nossos estudantes têm acesso a alimentos com mais qualidade, frescos e que representam a cultura alimentar da região onde vivem”, completa Dresch.

O Prefeito Municipal de Nova Trento e a Secretária Municipal de Educação e Esportes agradeceram a singela homenagem ofertada pelo deputado Dirceu Dresch. “Para nós é motivo de muito orgulho cumprir com esta meta em nossa cidade, atendendo os agricultores”, disse o Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi.

Texto: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento