Há exato um ano administração municipal assumia Hospital Imaculada Conceição

Há exato um ano, no dia 1º de agosto de 2010, a administração municipal (Gestão 2009-2012) assumia a direção do Hospital Imaculada Conceição, como ação de governo, dentro do Fundo Municipal de Saúde. Em julho daquele ano, a Câmara de Vereadores de Nova Trento autorizava o município a criar cargos de caráter temporário, bem como contratar fornecedores, empresas prestadoras de serviços médicos, além de assumir o Hospital Imaculada Conceição temporariamente, até dezembro. Em janeiro deste ano, a Prefeitura Municipal de Nova Trento solicitou um prorrogamento do prazo de gestão da Comissão de Transição Administrativa do Hospital Imaculada Conceição, mantendo atendimento de urgência e emergência a toda população, além de internações e cirurgias específicas mais perto do povo.

Hoje, a Administração Municipal investe, mensalmente, aproximadamente R$ 120 mil no Hospital Imaculada Conceição. De 2009 até hoje, já nasceram 248 novos neotrentinos. Além disso, de agosto de 2010 a julho deste ano foram realizadas mais de 13 mil consultas e mais de 400 cirurgias, incluindo as obstétricas. “Nós não tínhamos conhecimento do funcionamento de um hospital, mas ganhamos experiência e garantimos atendimento de urgência e emergência, com médico 24 horas, além de acesso a cirurgias com muito mais facilidade”, destaca o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. “Muitas vezes as pessoas valorizam este benefício não quando tem, mas, sim, quando não tem. E o médico 24 horas é um benefício grandioso para a população. Muitas cidades não tem esse privilégio”, completa o Prefeito.


Relembre o caso

No fim de julho de 2010, a Câmara de Vereadores aprovou projeto complementar que autorizou o município a criar cargos de caráter temporário, bem como contratar fornecedores, empresas prestadoras de serviços médicos, e assumir o Hospital Imaculada Conceição temporariamente. Uma Comissão de Transição Administrativa assumiu a entidade no dia 1º de agosto de 2010, juntamente com o setor jurídico e contábil da Prefeitura Municipal. A Associação Beneficente Nossa Senhora da Imaculada Conceição e o poder público assinaram um termo de comodato, que concedeu ao poder público a utilização da estrutura e dos equipamentos do HIC. No mesmo documento, foi firmado o acordo para as despesas de energia elétrica e água.

Vale lembrar que a Associação Beneficente Nossa Senhora da Imaculada Conceição reuniu-se em assembleia no dia 14 de abril do ano passado para definir os rumos do Hospital neotrentino, na qual ficou decidida a dissolução da Associação Beneficente e, consequentemente, o fim das atividades da entidade hospitalar sob sua gestão. Tal decisão foi comunicada informalmente pela Associação Beneficente à administração municipal, no fim do mês de maio de 2010, momento que se iniciaram as negociações para a resolução do problema. A Prefeitura Municipal de Nova Trento, que mantém convênio com o Hospital desde o início de 2009, emitiu o decreto municipal 61/2010, de 29 de junho, tornando público a criação de uma Comissão de Transição Administrativa para o Hospital Imaculada Conceição.


Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento