Nova Trento sediará Circuito Catarinense de Corredores Ecológicos no próximo dia 7 de agosto

Com o objetivo de colaborar com empresários, administração pública e outras entidades organizadas, acaba de ser criado em Nova Trento o Núcleo de Turismo de Nova Trento. Este reúne um grupo de empresas ligadas ao setor para fortalecer o turismo receptivo. O Núcleo conta com o apoio e incentivo da Associação Comercial e Industrial de Nova Trento (ACINT) e SEBRAE. Uma das primeiras ações do Núcleo será o apoio à 2ª etapa do Circuito Catarinense de Corredores Ecológicos, agendado para o dia 7 de agosto, domingo, compondo a programação da XIX Incanto Trentino. A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo também apoia o Circuito.

Este evento soma pontos para o ranking brasileiro da modalidade. A prova já está batizada com o título “Bituin na Terra de Santa Paulina – Aventura Trentina”. A corrida de aventura é uma competição que envolve diversas modalidades em meio à natureza. Os atletas percorrem grandes distâncias, utilizando mapas e bússolas. A organização do evento considera a região com alto potencial turístico para a prática de esportes de aventura.

No sábado de antecede a prova, dia 6 de agosto, será ministrada uma aula de orientação, com mapa e bússola. São esperados mais de 150 atletas de Santa Catarina e de outros Estados. A corrida será organizada pela Associação Expedição e Aventura, de Rio do Sul, que desde 2008 já coordenou cinco competições do gênero. Para tanto, conta com o apoio do Núcleo de Turismo de Nova Trento e a Vida Innatura Turismo de Natureza, operadora de turismo receptivo constituída em Nova Trento neste ano.

Segundo os organizadores, uma prova como esta proporciona divulgação dos municípios envolvidos e de seus pontos turísticos, especialmente nas modalidades de Turismo Rural e Eco-Turismo. Além disso, promove a consciência ecológica dos atletas e das comunidades envolvidas no evento; oferece oportunidade de estágio aos alunos do curso de Educação Física, e fornece à Prefeitura Municipal o levantamento cartográfico da prova em meio digital, além do mapa da prova.

As categorias em disputa serão as seguintes:

Expedição (Duplas e Quartetos Mistos): Trekking (8km), MTB (5km), Trekking (11,5km), Canyoning com Rappel (0,5km), MTB (38,5km). Total de 63,5km.

Aventura (Duplas): Trekking (8km), MTB (5km), Trekking (4,5km), MTB (23,5km). Total de 41km.

Inscrições on-line pelo site: www.expedicaoeaventura.com.br

Serviços Inclusos na Prova:

– Atletas competem segurados por empresa especializada em esportes radicais: www.kalassa.com.br;

– Site próprio com sistema de inscrições on-line, onde os atletas preenchem as informações; necessárias à seguradora e a ficha médica (tipo sanguíneo, medicamentos, alergia, cirurgias, etc.), além de sistema de mailling;

– Ficha médica dos atletas fornecida à equipe da ambulância da prova;

– Cinegrafista e edição de vídeo da prova, com material pronto para envio às emissoras já na 2ª feira, além da inserção do vídeo da prova no site;

– Exigência aos atletas de kit de primeiros socorros e equipamentos de segurança;

– Elaboração de Troféus, Cartazes, Medalhas e Camisetas do Evento, incluindo a arte

– Atualização da Cartografia da Região, com a possibilidade do fornecimento destes

levantamentos para a Prefeitura local em formato Cad georeferenciado;

– Uso de GPS com antena WASS, garantindo boa recepção de sinais inclusive em mata fechada;

– Após a prova, disponibilização no site do perfil de altitude do trajeto, além da visualização em 3D no Google- Earth.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento