Festa Litúrgica do mês de julho será marcada pela inauguração da Casa das Graças
No próximo dia 9 de julho, Feriado Municipal em Nova Trento, o Santuário Santa Paulina relembra a morte de Amábile Lucia Visintainer, Santa Paulina, que ocorreu há exatos 69 anos. Para tanto, o Santuário promove festa, tendo como tema geral “Santa Paulina Cuida e Promove a Vida”. Durante a semana que antecede a data, o Santuário promove visitas às comunidades de Nova Trento e realiza tríduos de preparação para a festa, que ocorre no domingo, 10 de julho, quando está marcada a inauguração da Casa das Graças. Mais de 10 mil pessoas são esperadas para este evento.
Nesta segunda-feira, 4 de julho, a comunidade da Capela do Sagrado Coração de Maria, do bairro Morro da Onça conferiu a visita das Irmãs do Santuário, além de Padre Miguel. A proposta é realizar os encontros com as comunidades antes e depois da Festa de Santa Paulina. Nesta terça-feira (5), a visita é na comunidade de Indaiá, na Capela Santo Anjo da Guarda.
A programação continua na quinta-feira, 7 de julho, no Santuário, com o início dos Tríduos de Preparação para a Festa no Santuário Santa Paulina. Nesta oportunidade, a Paróquia São João Batista, da cidade de São João Batista é quem está responsável pelo tríduo, com o tema “Santa Paulina e a Vida das Juventudes”, a partir das 19h30min. Na sexta-feira, 8 de julho, às 19h30min, o tríduo fica sob responsabilidade da Paróquia São Virgílio, de Nova Trento, tendo como tema “Santa Paulina e a Vida das Famílias”. Já no sábado, 9 de julho, às 18h30min, com o tema “Santa Paulina e os Trabalhadores”, a comunidade de Vígolo – Capela Nossa Senhora de Lourdes é quem celebra o tríduo de preparação da festa.
Por sua vez, a Festa de Santa Paulina está marcada para o dia 10 de julho, com missas celebradas às 8h, 10h, 14h e 16 horas. Para este dia, um evento especial: a inauguração da Casa das Graças, a partir das 8h45min. O local irá abrigar todas as lembranças deixadas pelos fiéis, como forma de agradecimento pelas graças e milagres atribuídos a Santa Paulina.
Programação para 10 de julho – Festa de Santa Paulina
8h – Celebração Eucarística presidida pelo Padre Ernani Miguel Lacerda Wetternick
8h45min – Inauguração da Casa das Graças
9h15min – Procissao sairá da Casa das Graças, após a inauguração, e seguirá por trás do Santuário, até a imagem de Santa Paulina
10h – Celebração Solene presidida por Dom João Alves dos Santos, bispo de Paranaguá (PR).
11h30min – Queima de fogos e apresentação de Fanfarra, ao lado do Santuário
14h – Celebração Eucarística presidida pelo Padre Ernani Miguel Lacerda Wetternick
16h – Celebração Eucarística presidida pelo Padre João Schneider
Programação para Inauguração da Casa das Graças
8h45min – o povo é convidado a dirigir-se até à Casa das Graças.
9h – Inicio do Programa da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição transmitido pela TV Século 21, com a Inauguração da Casa das Graças.
Ir. Adelina, Diretora do Santuário, acolhe o povo e apresenta as autoridades.
Ir. Anna Tomelin, Coordenadora Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, faz uso da palavra.
Abre-se a Casa, com o desamarrar das fitas: Bispo Dom João e Ir. Anna Tomelin
Benção da Casa Das Graças – Dom João Alves dos Santos, bipo de Paranaguá, PR.
Procissão – andor com Santa Paulina à frente. Caminhada até o Santuário (animação – Ir. Custódia Cardoso): Canto, oração, uma parada;
Palavra do Pe. João Schneider sj, Reitor do Santuário, a partir do Tema geral da festa: “Santa Paulina cuida e promove a vida”.Continuação com cantos e orações.
Em frente ao Santuário: Homenagem à Santa Paulina.
Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa –
Prefeitura Municipal de Nova Trento