Primeira fase da Campanha de Vacinação contra Poliomielite acontece sábado

Todas as crianças menores de 5 anos devem receber a vacina contra a poliomielite – paralisia infantil, causada pela infecção viral do polivírus. No sábado, 18 de junho, ocorre a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em que todas as crianças receberão duas gotinhas. A Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário destaca que a vacina é obrigatória, sendo primordial que pais ou responsáveis levem seus filhos para vacinar. Os postos de saúde do Centro, Trinta Réis e Claraíba estarão abertos das 8h às 17h para atender a todos. É importante levar a Caderneta de Vacinação.

No posto de saúde do bairro Trinta Réis, muitas surpresas para as crianças. Haverá a presença do Zé Gotinha, distribuição de pirulitos e desenhos para pintura. “Queremos que os pais e as crianças participem da Campanha e também conheçam as novas dependências no posto de saúde do Trinta Réis”, destaca a enfermeira, Daiane Kuhn. Nas comunidades do interior, equipes de enfermagem imunizarão as crianças na semana seguinte ao Dia D.

Sobre a poliomielite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus), e a infecção se dá principalmente por via oral. Não existe tratamento para a doença. A vacina é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira segura e sem contraindicações de se prevenir e erradicar a poliomielite em todo o mundo. A segunda etapa da campanha está planejada para o dia 13 de agosto, quando também ocorre a estratégia de imunização contra o Sarampo.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento