8º encontro do Grupo Cuidar ocorre na próxima segunda-feira

O Grupo Cuidar, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento iniciou suas atividades em março deste ano. Na próxima segunda-feira, 6 de junho, no auditório da Prefeitura Municipal de Nova Trento, ocorre o 8º encontro com as pessoas da comunidade que prestam atendimento a acamados, idosos, pessoas com algum tipo de deficiência, transtorno mental ou alguma debilidade motora.

No total serão 10 encontros, sempre marcados quinzenalmente, às segundas-feiras, pelos coordenadores. No decorrer dos encontros, foram abordados diversos temas, tais como: “O que é Cuidar”, “As doenças das pessoas cuidadas pelos membros do grupo de cuidadores”, “O cuidador e a família”, “O cuidador e a equipe de saúde”, “Cuidando do Cuidador”, “Auto-cuidado”, entre outros temas. Nos encontros, sempre estão presentes as integrantes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família): Psicóloga, Ariany Maçaneiro da Silveira, Fonoaudióloga, Feliciana Vinotti, e Fisioterapeuta, Cristiane Trindade Siegle.

Na última reunião, a psicóloga do NASF utilizou-se de uma técnica de relaxamento, a fim de beneficiar os membros do grupo, os quais puderam perceber que é possível ter um momento para si, centrados no próprio corpo e nas próprias sensações. “Eles perceberam que, mesmo que tenham que cuidar de outra pessoa, são capazes de cuidar de si. Vale salientar que para cuidar do outro, precisa-se primeiro cuidar de si, do contrário, o cuidado não trará benefícios nem à pessoa cuidada nem ao cuidador”, disse a psicóloga, Ariany Maçaneiro da Silveira.

Além disso, o grupo já contou com a presença da Enfermeira, Fernanda Wisintainer (ESF), do Farmacêutico, Maxiliano de Oliveira (NASF), e da Nutricionista, Adriana Borralho dos Santos, que contribuíram ainda mais na aprendizagem dos participantes. No próximo encontro, o grupo contará com a presença do médico da Estratégia da Saúde da Família (ESF), Hélio Sandoval Barbosa Filho, o qual abordará alguns assuntos relacionados aos cuidadores, bem como esclarecerá dúvidas que surgirem no decorrer do encontro.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento