Campeonato Catarinense de Downhill em Nova Trento contou com a participação de 159 atletas
Nova Trento sediou no último fim de semana uma das etapas do Campeonato Catarinense de Downhill. As provas ocorreram no Morro da Cruz, numa pista com extensão de 1.700 metros. Era esperada a presença de pelo menos 250 pilotos, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas, devido ao mau tempo, uma parte acabou desistindo da prova. Mesmo assim, a Federação Catarinense de Mountain Bike (FCMTB) registrou a presença de 159 atletas, um número alto se observada as condições da pista.
A Prefeitura Municipal de Nova Trento apoiou este evento, tendo disponibilizado recursos financeiros para a Federação Catarinense de Mountain Bike (FCMTB). O campeão catarinense juvenil (entre 13 e 17 anos), vice-campeão em 2008 e atual piloto da categoria Junior, Hendrick Gandin Constante foi quem organizou a etapa em Nova Trento, com o apoio de sua família. A realização ficou por conta da Federação Catarinense de Mountain Bike (FCMTB).
Em função da pista bastante molhada e com muita lama, os pilotos precisaram se adaptar às condições, realizando investimentos em equipamentos, como pneus próprios para chuva. Desta forma, o tempo de cada piloto na pista foi um pouco maior que a média. Os atletas de Nova Trento que ganharam destaque foram: Eduardo Pezzini, categoria Municipal 16 – 1º lugar; Cristian Dalsasso, categoria Municipal 18 – 1º lugar; Willian Girola, categoria Municipal 18 – 2º lugar; Raphael Voltolini, categoria Juvenil – 2º lugar. O neotrentino, Hendrick Gandin Constante, inscrito para a categoria Junior, acabou não participando da prova, mas já está convidado a participar de uma competição de renome na cidade de São José, marcada para domingo, 29 de maio. Será uma prova extra, com a presença dos 50 melhores pilotos do Estado.
Neste ano, a etapa em Nova Trento contou com patrocínios de diversas empresas neotrentinas, entre elas Orsi Academia, Metais Aclo, Molduras Ruberti, além da Prefeitura Municipal de Nova Trento, que investiu R$ 2 mil na competição. Ainda assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, auxiliou no evento com uma equipe de enfermagem, disponibilizada no local da prova, e a Secretaria Municipal de Transportes e Obras atuou nos reparos da pista. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL) apoiaram a prova e auxiliaram na divulgação, juntamente com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal. O evento contou ainda com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Trento.
Principais resultados do Campeonato Catarinense de Downhill – primeiros lugares
Municipal 16 – Eduardo Pezzini (Nova Trento)
Municipal 18 – Cristian Dalsasso (Nova Trento)
BMX Livre – Rafael Espindola (Palhoça)
Estreante Rígida Livre – Peterson Felipe Hames (Palhoça)
Rígida Pró-livre – Evandro da Silva (Jaraguá do Sul)
Estreante Full Livre – Edson Prior (Curitiba)
Master A – Roberto Krutzsch (Jaraguá do Sul)
Infanto Juvenil – Guilherme Martins (Itapema)
Sub 30 – Fernando Paul (Timbó)
Juvenil – Rafael Guimarães (Schroeder)
Su 23 – Daniel Mafra (Brusque)
Junior – Roger Vieira (Criciúma)
Elite – Markolf Berchtold ( Schroeder)
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento