Projetos encaminhados à Itália pelo Prefeito Municipal começam a ser concretizados

Em 2009, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi permaneceu 14 dias na região do Trentino Alto Ádige, na Itália, apresentando diversos projetos em parceria com a Província Autônoma de Trento e a Associazione Trentini nel Mondo. Segundo o chefe do poder executivo, o objetivo foi proporcionar uma aproximação das cidades do Trentino com Nova Trento, formando parcerias em diversas áreas. Os resultados desta viagem já podem ser conferidos pela população neotrentina: a concretização de projetos na área gastronômica, cultural e de intercâmbio.

O Diretor de Cultura e Intercâmbio, Rino Montibeller tem auxiliado o Prefeito Municipal de Nova Trento em grande parte destes projetos. Um dos principais objetivos concretizados recentemente foi na área gastronômica, com a vinda do chefe de cozinha, Luigi Montibeller, da cidade de Roncegno Terme. Em parceria com a Neotur e o Circolo Trentino, foi criada a Rota Gastronômica e Cultural de Nova Trento, no qual a população e os turistas podem apreciar diversos pratos da culinária trentina.

Na área cultural e de intercâmbio, muitos projetos estão em andamento. Hoje Nova Trento tem parceria e é co-irmã de três cidades do Trentino, Itália: Roncegno Terme, Novaledo e Besenello. Esta aproximação com as cidades italianas proporcionará a realização de diversos projetos. Ainda na área de intercâmbio, Nova Trento tem sido contemplada constantemente com apresentações de bandas e corais do Trentino. Nos dois últimos eventos, a população pode conferir as apresentações da Banda Sociale di Roncone e do Coro Enrosadira.

Na área de Defesa Civil, cujo projeto foi apresentado pelo Prefeito Municipal de Nova Trento na Federação Vigili del Fuoco (Vigilantes do Fogo), mais novidades. Espera-se a confirmação da vinda de uma equipe da Federação do Trentino, que ministrará cursos para a Defesa Civil local e, muito possivelmente, para a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina. Além disso, há projetos para a área da Educação, com a possibilidade de vinda de professores e técnicos da Itália, que ministrarão cursos gratuitos de Língua Italiana e em outras áreas, como gastronomia.


Projeto na área de agricultura familiar foi aprovado pela Província Autônoma de Trento

Outro importante projeto atenderá as famílias do interior do município de Nova Trento. Recentemente, a Prefeitura Municipal de Nova Trento recebeu resposta positiva da Província Autônoma de Trento e da Associação Cláudio, da cidade de Trento, para o projeto que incentiva o cultivo de hortaliças, através da construção de estufas de padrão europeu. Bruno Cattoni, presidente da Associação Cláudio confirmou a parceria com a Associação do Baixo Capivara, de Nova Trento, que atenderá diversas famílias de agricultores.

No projeto, está prevista a construção de 6 estufas de padrão europeu e um viveiro de mudas, com 50 metros de comprimento, por 6 metros de largura. “Desta forma, as famílias poderão cultivar hortaliças o ano inteiro, pois não terão problemas com sol, chuva, insetos e animais”, destaca o Diretor de Cultura e Intercâmbio, Rino Montibeller. Essas hortaliças serão comercializadas para uma empresa do interior, que atua no ramo de conservas. “A proposta de investimento neste projeto é de R$ 50 mil. É muito difícil hoje receber recursos financeiros da Província Autônoma de Trento, mas graças ao Prefeito Municipal, que estreitou os laços com a Itália, tudo isso está se tornando possível”, finaliza Montibeller.


Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento