Escola de Ensino Fundamental de Agutí concretiza projeto “Escola Limpa”

Na última terça-feira, 17 de maio, foi celebrado o Dia Mundial da Reciclagem. E, nada mais justo, do que comemorar esta data com bons exemplos da comunidade neotrentina. A Escola de Ensino Fundamental de Agutí lançou, em abril deste ano, o projeto “Escola Limpa”, que tem o objetivo de conscientizar os estudantes dos problemas relacionados ao meio ambiente, realizando diversas ações na escola e na comunidade. Este projeto vem de encontro a outro projeto desenvolvido no município, o “Plantando um Futuro Limpo”, que tem conscientizado a população desde 2009.

Na primeira etapa do projeto, a direção e os professores estimularam ainda mais a separação do lixo nas salas de aula e na cozinha. Para tanto, foram instaladas lixeiras específicas, para separar o papel de outros materiais, como as raspas de lápis. Os papéis, recolhidos semanalmente, são armazenados em grandes sacos até o fim de cada mês, sendo recolhidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O mesmo ocorre com os recipientes plásticos e latas, separados na cozinha da escola. A partir desta ação, a Escola de Agutí incentivou os estudantes a realizar a reciclagem dos papéis. Todos os educandos se envolveram na atividade, que visava a produção de cadernos de receitas, presenteado para as mães, no mês de maio.

E, numa parceria com a Epagri, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, a Escola de Ensino Fundamental de Agutí também está inserida no projeto “Horta Escolar”. O objetivo é proporcionar ao aluno o ensino-aprendizagem por meio da relação teoria e prática em todas as disciplinas ministradas na escola, através da unidade didática em horta. Na prática, os próprios estudantes trabalharam na construção de canteiros e plantio de hortaliças no pátio da escola. O consumo é feito durante as refeições oferecidas.

Além disso, a Escola de Agutí conta agora com uma composteira orgânica, que foi construída pelo presidente da Associação de Pais e Professores (APP), Elizeu Meyer e pelo professor de Geografia, Norberto Cipriani. “Com a composteira, os estudantes depositam o lixo orgânico da cozinha que, posteriormente, produzirá adubo para abastecer a horta escolar”, destaca a diretora da escola, Rita Cassiani Krichinski. E, o projeto vai muito além destas ações. Segundo a diretora da Escola de Agutí, já é possível notar uma diferença no comportamento dos professores, motoristas e serviços gerais, que instalaram pequenos sacos de lixo no transporte escolar, diminuindo o lixo que poderia ser despejado no meio ambiente.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Crédito das fotos: Escola de Agutí