Nova Trento assina protocolo de intenções para criar Circuito Religioso Interestadual

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, juntamente com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Eluísio Antonio Voltolini, o Chefe de Gabinete, Jucelino Marino Chini e a Diretora do Santuário Santa Paulina, Maria Adelina da Cunha estiveram em Curitiba (PR), na última terça-feira, 17 de maio, para uma importante reunião na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro teve como objetivo oficializar um protocolo de intenções entre Nova Trento, Piraí do Sul (PR), Santuário Santa Paulina, Santuário de Nossa Senhora das Brotas e a Pastoral de Turismo do Brasil – CNBB, para criar um Circuito Religioso Interestadual, promovendo diversas ações em favor do Turismo Religioso de forma sustentável.

O protocolo de intenções assinado entre os municípios, Santuários e entidade vigorará por prazo indeterminado. O objetivo é que, a partir da atividade turística, haja a implantação de ações de sustentabilidade ambiental, econômica e social, beneficiando não só os turistas que chegam a Nova Trento e Piraí do Sul, mas a população de cada município e região. Nesta oportunidade em Curitiba, esteve presente o prefeito de Piraí do Sul, Antonio El Achkar, o responsável pela Pastoral de Turismo do Brasil – CNBB – Regional Sul II, Padre Carlos Alberto Chiquim, e o Diretor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, Padre Evandro Luís Braum, além de outros assessores da CNBB.

O próximo passo será a assinatura definitiva do documento, para estabelecer esta parceria, em reunião que ocorrerá em Nova Trento, no próximo dia 2 de junho, no Mosteiro Park Hotel, em Vígolo. Para tanto, o Prefeito Municipal e o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento já estão empenhados em propiciar a recepção do grupo paranaense, pois algumas pessoas desta comitiva ainda não conhecem a cidade de Santa Paulina. Além disso, durante este encontro em Curitiba, as autoridades definiram que, também no dia 2 de junho, serão definidas estratégias para a participação deste grupo e demais santuários do sul do Brasil na 8ª Expocatólica – Feira de Carismas, Turismo, Educação, Livros e Artigos Religiosos, que ocorre entre os dias 7 e 10 de julho, em São Paulo.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento