Dia do Desafio será na próxima quarta-feira em Nova Trento

Pode ser um alongamento, uma caminhada, dança, um passeio ciclístico, um abraço simbólico, campanhas de arrecadação, como livros, agasalhos, alimentos ou qualquer atividade que não deixe ninguém parado. Essas são algumas sugestões de exercícios para a próxima quarta-feira, 25 de maio, quando ocorre o Dia do Desafio 2011, que tem o objetivo de comemorar o Dia Mundial a Atividade Física. Pelo segundo ano consecutivo, Nova Trento está inserido no projeto proposto pelo Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC), que envolve municípios de todos os continentes para uma disputa saudável. A Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL) atuará em conjunto com o SESC de Brusque, estimulando os neotrentinos a praticarem alguma atividade física, na próxima quarta-feira.

Neste dia, milhões de pessoas em todo o mundo quebram sua rotina por 15 minutos para praticar alguma atividade física, com o objetivo de promover a saúde e o bem estar. Ao estar inscrita no Dia do Desafio, Nova Trento fica automaticamente comprometida em mobilizar o maior número de pessoas para este momento. No ano passado, Nova Trento concorreu com a cidade de San Julian, do Estado de Sonsonate, de El Salvador, que possui pouco mais de 18 mil habitantes. Devido fortes chuvas que alagaram muitas cidades daquele país, não houve participantes no Dia do Desafio, e Nova Trento consagrou-se campeã. A premiação, porém, é apenas simbólica. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Para 2011, ainda não foram divulgados as cidades estrangeiras que concorrerão com as cidades brasileiras. Sabe-se apenas que a seleção dos concorrentes ocorre de acordo com o número de habitantes de cada município. Todas as cidades do Continente Americano são convidadas a participar deste momento, sendo que a organização fica a cargo do SESC São Paulo – com atividades distribuídas a todos os SESCs do Brasil, em parceria com empresas e Prefeituras Municipais. Nova Trento, por exemplo, fica atrelado ao SESC de Brusque, que propõe atividades nos mais diversos segmentos.

As atividades físicas podem ser feitas por qualquer pessoa e em qualquer lugar da cidade, como em praças, escolas, clubes, academias, empresas. É importante que os interessados programem essas atividades e informem quantas pessoas participaram. No dia do evento, após a realização das atividades, os participantes também poderão informar o número de participantes para a coordenação do SESC ou para a CMJEL, ligando para a Prefeitura (48) 3267-3200.


Dia do Desafio 2010

Em 2010, 3.505 cidades de 20 países em todo o globo participaram do Dia do Desafio, mobilizando 59 milhões de pessoas em todo o mundo. Santa Catarina contribuiu com a mobilização de 1,1 milhão de catarinenses. Neste ano, 114 cidades catarinenses participarão do evento. O slogan “você se mexe e o mundo mexe junto”, proposto para as ações deste ano tornou-se um importante instrumento de incentivo e mobilização comunitária para uma vida saudável.


Benefícios da atividade física

As pessoas que se exercitam combatem o estresse, a obesidade, a hipertensão arterial, são mais alegres e tomam atitudes mais positivas perante a vida e o trabalho.


Local sugeridos para a realização do Dia do Desafio

Pode ser realizado em qualquer espaço, como por exemplo, escolas, praças, clubes, academias, empresas, ruas.


Sugestões de atividades

Caminhadas, passeios ciclísticos, dinâmicas de interação, abraço simbólico, jogos, brincadeiras, gincanas, corridas, artes marciais, dança, ginástica, campanhas de arrecadação (livro, agasalho, alimento).


Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo SESC/SP e organizado pelos departamentos regionais do SESC em todo o País em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve continuidade e começou a ser praticada anualmente, reunindo cada vez mais cidades em todo o mundo. No Brasil, começou a ser realizada pelo SESC/SP, em 1997.


Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento