Distrito de Agutí recebe capacitação para aplicação de BTI contra o mosquito borrachudo

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento realizaram uma importante reunião na última quarta-feira, 11 de maio, na propriedade do senhor Evaldo Kniss, no Distrito de Aguti. Naquela oportunidade, foi repassado aos voluntários o cronograma de ações, além de um treinamento prático de aplicação correta do bactericida BTI (Bacillus Thuringiensis de variedade Israelense), para combater de forma incisiva as larvas do mosquito borrachudo naquela localidade.

Desde 2009, a administração municipal tem realizado ações como esta nas localidades do interior neotrentino, especialmente em Pitanga, Lageado, Ribeirão Bonito, São Valentim, Salto, Vígolo e Morro da Onça, atingindo ainda Serraval, Valsugana, Bom Retiro e Espraiado, onde ocorre maior incidência do mosquito. Desta forma, voluntários da própria comunidade recebem capacitação, tomando conhecimento dos pontos corretos de distanciamento de aplicação do BTI, limpeza de rios e córregos, manipulação do produto e identificação das larvas dos mosquitos.

No Distrito de Agutí, os voluntários e a equipe da Epagri e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente combinaram de realizar a próxima reunião em junho, a fim de distribuir os produtos e iniciar efetivamente a campanha. Além do Agutí, o BTI será aplicado no Reginaldo, Poço Bonito, Ribeirão do Meio, Sapo (Ribeirão Branco) e Tifa dos Alemães. Os moradores de cada localidade do município se engajam para que o inseto seja exterminado, ou que a situação seja amenizada.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento