Nova Trento conta agora com Feira de Produtos Orgânicos

Desde o dia 27 de abril, a população de Nova Trento e região pode conferir a Feira de Produtos Agropecuários, produzidos em moldes ecológicos, que ocorre todas às quartas-feiras, das 5 horas da manhã às 12 horas, em frente ao Ginásio de Esportes Inácio Gullini, centro de Nova Trento. A feira é uma iniciativa de um grupo de produtores orgânicos da região, cujo representante é o produtor Antônio Gilmar Cognaco, morador da localidade de Vargem dos Bugres, do município de Leoberto Leal. Gilmar é neotrentino e converteu sua produção para orgânicos há cerca de cinco anos.

A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento e EPAGRI local, tem atraído muitos consumidores às quartas-feiras. A feira surgiu da necessidade dos produtores organizados levarem seus produtos até os consumidores, a preços competitivos. A produção é certificada pela Rede Ecovida de produção agroecológica, e conta ainda com a assessoria do Centro de Produção de Agricultura de Grupo (CEPAGRO), que promove a articulação dos produtores e demais entidades afins. Fazem parte deste grupo de produtores orgânicos cerca 50 agricultores dos municípios de Leoberto Leal, Angelina, Nova Trento, Major Gercino, Rancho Queimado e Águas Mornas. Em Nova Trento, este grupo conta com a colaboração da professora, Teresinha Vitória Boso Koerich.

A feira de produtos orgânicos disponibiliza aos consumidores produtos de cada estação. Na abertura da feira, por exemplo, os consumidores puderam adquirir abóboras (moranga, menina e tetsukabuto), aipim, batatas (inglesa, aipo, yacon e cará), alface, couve flor, brócolis, couve manteiga, cebolas (verde e de cabeça), feijões (preto e vermelho), cítricos (limão e laranja), além de mel de abelhas, sucos de uvas (tinta e rosada) e doce de banana. Os preços variam conforme as dificuldades de produção de cada produto.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento