Cidade Digital: Distrito de Aguti utiliza Internet pela primeira vez na história
Um passo muito importante na história de Nova Trento foi dado no mês de abril. Por meio do setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Nova Trento, em parceria com os moradores do local e voluntários do centro de Nova Trento, o Distrito de Aguti passou a acessar a rede mundial de computadores – Internet. Esta foi mais uma etapa concluída do Projeto Nova Trento Digital, que prevê a utilização de recursos tecnológicos para otimizar atendimentos e facilitar o acesso à rede mundial de computadores.
O acesso à Internet no Distrito de Aguti, localizado a 35 quilômetros do centro, foi resultado de um trabalho de pouco mais de dois anos. O responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Emerson Casas Salvador colocou como meta levar Internet ao interior do município. A Escola do Distrito de Aguti não conseguia sequer ligar as máquinas disponibilizadas, pois, por uma determinação do Ministério das Comunicações, os computadores apenas poderiam ser utilizados se estivessem conectados à Internet.
Para concretizar este objetivo, era necessário instalar uma antena em um ponto estratégico no interior. Em contato com os moradores da comunidade do Pitanga, Salvador tomou conhecimento de um local, que há 30 anos era utilizado por uma antiga repetidora de TV. “De posse das informações, eu, Rodrigo Rezzini e o engenheiro agrônomo, Victor Alisson Gomes fomos até o local, munidos de equipamentos de testes, wireless, GPS e notebook, para encontrar o local indicado”, conta o responsável pelo departamento de TI. Durante longos períodos na mata, percorrendo grandes distâncias e subidas de morros, Emerson Casas Salvador foi analisando o melhor local para a obtenção de sinal de Internet, via rádio, através da sede da Prefeitura Municipal de Nova Trento. Depois de muitas tentativas, a melhor opção foi instalar a antena em um ponto um pouco abaixo da antiga repetidora de TV, a exatos 525 metros de altitude, no terreno de José Luiz Raizer, na localidade de Saudade Pequena. O morador autorizou a instalação do equipamento, que em pouco tempo levaria Internet a toda comunidade.
Secretaria de Transportes e Obras e Cerej foram fundamentais neste processo
Após a definição do ponto estratégico, onde a antena seria instalada, toda a comunidade de Aguti e diversos voluntários uniram esforços para concretizar o projeto. O responsável pelo departamento de TI, Emerson Casas Salvador destaca as pessoas que auxiliaram neste processo: Rodrigo Rezzini, Victor Alisson Gomes, Valmir Coelho, Evaldo Merizio, Carlos Henrique Boso, Jairo Hoffmann, Antonio Raizer, José Luiz Raizer, Lécio Reuter, Rodrigo Reuter e Fernando Pessat. “Todos contribuíram, de alguma forma, para que esta antena fosse instalada”, disse Salvador.
Após esta etapa, Emerson Casas Salvador e o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi foram até a sede da Cooperativa de Prestação de Serviços Públicos de Distribuição de Energia Elétrica Senador Esteves Junior (CEREJ) solicitar ligação de energia elétrica até o local da antena. Para tanto, a Secretaria Municipal de Transportes e Obras trabalhou na abertura e limpeza da estrada, que facilitou o acesso da CEREJ ao local.
Gratuitamente, a CEREJ instalou e levou energia elétrica até o alto do morro, onde estava localizada a antena. Com a ligação de energia, imediatamente a Internet chegou ao Distrito de Aguti, pela primeira vez na história. O posto de saúde do Distrito foi o primeiro a receber o sinal de Internet. Em seguida, o telecentro da Escola de Ensino Fundamental de Aguti, que antes não podia ser utilizado, passou a funcionar pela primeira vez, após três anos. Hoje são 16 computadores conectados à Internet. E, graças a tecnologia VoIP – telefonia via rede de computadores, a escola do Distrito de Aguti possui um número de telefone (3267-3257), ainda em fase de testes.
“A Internet no Aguti é apenas o primeiro passo, pois através deste canal de comunicação podemos oferecer ensino à distância e outros benefícios. A ideia é que o telecentro do Distrito fique aberto para uso de toda comunidade. Além do Aguti, a escola da comunidade de Pitanga também receberá sinal de Internet”, destaca o responsável pelo departamento de TI, Emerson Casas Salvador.
Projeto Simus e Secretaria de Educação e Esportes possibilitaram compra dos equipamentos
Parte da compra dos equipamentos de Internet e antenas foi viabilizado através do projeto do Sistema Municipal de Saúde (Simus), que visa interligar todas as unidades de saúde do município através de um sistema desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura. A unidade de saúde do Aguti era uma das poucas que faltava ser integrada à rede Simus. A outra parte dos equipamentos foi adquirida com recursos próprios, da Secretaria Municipal de Educação e Esportes. “A ação em conjunto do Departamento de TI com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Transportes e Obras, Secretaria de Administração e Finanças, além de membros da comunidade possibilitaram a realização deste sonho”, finaliza Emerson Casas Salvador.
Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento
Fotos: Divulgação