Grande público prestigia palestra com o mestre Felipe Ferraz

A sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni recebeu grande público na noite da última terça-feira, 26 de abril. Educadores e pessoas interessadas no tema “Neurociência” participaram da palestra ministrada pelo mestre Felipe Ferraz, professor do Estado da Califórnia, Estados Unidos. O evento foi uma promoção da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da APAE de Nova Trento, com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Banco do Brasil (agência Nova Trento).

A palestra atraiu educadores não só de Nova Trento, mas de todo o Vale do Rio Tijucas e Florianópolis. O mestre Felipe Ferraz conduziu o encontro com bastante descontração, possibilitando que os próprios participantes entendessem como o cérebro aprende por meio da música e do movimento, através do canto e da coreografia. Durante a palestra, Ferraz mostrou em vídeo o trabalho que desenvolve com crianças que possuem autismo, no qual estimula o cérebro com o canto e a dança. Ele verificou, durante seus estudos, os processos químicos e elétricos na formação de pensamentos, conceitos, memória, e funcionamento do organismo do ser humano.

Ao final da palestra, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo entregaram lembranças da cidade de Nova Trento, como forma de agradecimento.

Sobre Felipe Ferraz

Felipe Ferraz é natural de Londrina (PR), sendo professor de educação primária em Sacramento, Califórnia, EUA. Formou-se, em 1998, em Child Development B.A.(Psicologia/Pedagogia Infantil) e, em 2006, concluiu mestrado em Currículo e Instrução, ambos pela Universidade Estadual da Califórnia, em Sacramento. Sua tese de mestrado, intitulada “Os efeitos da música e do movimento na linguagem pragmática de crianças com autismo” foi um estudo preliminar utilizando a filosofia “Education Through Music” (www.educationthroughmusic.com), do Richards Institute of Education and Research (www.richardsinstitute.org). Durante os últimos 22 anos, tem trabalhado na educação de crianças de idade pré-escolar e de jardim da infância, incluindo crianças com necessidades especiais, especialmente aquelas com autismo.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento