Palestra com professor da Califórnia será no dia 26 de abril

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a APAE de Nova Trento, com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Banco do Brasil (agência Nova Trento) promovem no dia 26 de abril, terça-feira, a partir das 19h30min, na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni, uma importante palestra com o mestre Felipe Ferraz. O tema será “Como o cérebro aprende por meio da música e do movimento”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de abril, sexta-feira, na Secretaria de Educação e Esportes de Nova Trento, no horário das 8h às 12h, e das 13h30min às 17h30min, ou na CDL de Nova Trento, das 8h às 12h, e das 13h30min às 18h30min.

O palestrante Felipe Ferraz é natural de Londrina (PR), sendo professor de educação primária em Sacramento, Califórnia, EUA. Formou-se, em 1998, em Child Development B.A.(Psicologia/Pedagogia Infantil) e, em 2006, concluiu mestrado em Currículo e Instrução, ambos pela Universidade Estadual da Califórnia, em Sacramento. Sua tese de mestrado, intitulada “Os efeitos da música e do movimento na linguagem pragmática de crianças com autismo” foi um estudo preliminar utilizando a filosofia “Education Through Music” (www.educationthroughmusic.com), do Richards Institute of Education and Research (www.richardsinstitute.org). Durante os últimos 22 anos, tem trabalhado na educação de crianças de idade pré-escolar e de jardim da infância, incluindo crianças com necessidades especiais, especialmente aquelas com autismo. Ferraz é fascinado pelo estudo do cérebro em seus processos químicos e elétricos na formação de pensamentos, conceitos, memória, e funcionamento do organismo do ser humano.

Em Nova Trento, o palestrante apresentará uma compilação de descobertas dos últimos anos na psicologia e neurologia em relação à educação. Alguns dos livros aos quais ele se referirá durante o encontro incluem:

* Flow: the psychology of optimal experience, by Mihaly Csikszentmihalyi;

* Biology of Transcendence: A Blueprint of the Human Spirit, by Joseph Chilton Pearce

* Musicophilia: Tales of Music and the Brain, by Oliver Sachs

* Teaching with the brain in mind, by Eric Jensen

* Endangered Minds: Why children don't think and what we can do about it, by Jane M. Healy, PH.D.

* The Hurried Child: Growing up too fast too soon, by David Elkind

Inscrição nº_______(para uso da organização)

FICHA DE INSCRIÇÃO

Palestra: “Como o cérebro aprende por meio da Música e do Movimento”

Palestrante: Ms. Felipe Ferraz

Londrinense, professor de educação primária em Sacramento, Califórnia, EUA. Formado em Psicologia/Pedagogia Infantil e Mestre em Currículo e Instrução na Universidade Estadual da Califórnia.

Data: 26 de abril de 2011, terça-feira

Local: La Casa Dei Nonni

Rua: Nereu Ramos, 244 – Nova Trento – SC

Ponto de Referência: Ao lado da Loja Berlanda