Grande público prestigia exposição de carros antigos no centro de Nova Trento
A Praça del Comune, em frente à Prefeitura Municipal de Nova Trento ficou tomada de carros antigos neste domingo, 3 de abril. Eram automóveis raros, das marcas Ford, Chevrolet, Cadillac e tantas outras, a maioria importados, adquiridos pelos sócios do Veteran Car Club – Clube de Carros Antigos de Florianópolis, parceira do evento com a Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL). O evento, inédito no município, atraiu grande público, especialmente aqueles apaixonados pelos automóveis que marcaram época.
O Veteran Car Club, fundado em 1986, completou exatos 25 anos neste domingo. O atual presidente do Clube, Anicácio Antonio Macedo Filho, que participa há aproximadamente 14 anos, se diz um apaixonado por carros, e não lembra exatamente quando esta paixão iniciou. Ele conta que o clube tem hoje quase 80 sócios e congrega 250 automóveis raros e antigos. “Todo carro é uma paixão, desde aquele mais simples, até o mais sofisticado. Ele fascina as pessoas e faz a gente lembrar dos bons momentos do passado”, destaca Anicácio, que coleciona raridades como o Impala 68, Aero Willys 68, Ford Country Perua 54, Dodge 1951 e o Lilcoln 79. Este último, na cor branca, chamou atenção dos curiosos na Praça del Comune, já que era o carro utilizado pela presidência dos Estados Unidos e pelo Papa.
O Secretário do Clube de Florianópolis, Zilton Silveira afirma que existem critérios para ser sócio: não é necessário ter automóvel, mas é preciso admirar os carros raros e antigos. Para aqueles que já possuam veículos com este perfil, alguns ganham um diferencial: uma placa preta, que destaca que é um automóvel com mais de 30 anos e que possui mais de 80% de originalidade. Boa parte dos veículos expostos em Nova Trento possuíam placas pretas. Por este e por outros motivos, Silveira assinala que o Veteran Car Club é um dos clubes que mais participa de eventos no estado, e até no exterior.
Um dos sócios fundadores, Salon D'Eça Neves coleciona 5 carros antigos, sendo dois Ford Galaxie. A paixão começou na adolescência, quando assistia aos filmes norte-americanos. Outro sócio, o médico psiquiatra, Abelardo Viana Filho possui 10 carros antigos. E um dos mais aficionados, Gilmar Zanini, possui 20 automóveis raros. “Além de uma paixão, é um negócio, um investimento”, afirma Zanini.
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento