Imprensa e entidades neotrentinas participam do lançamento da Rota Gastronômica e Cultural Neotrentina
“Este é um momento histórico para Nova Trento”. Estas foram as palavras proferidas pelo presidente da Associação Neotrentina do Turismo (Neotur), Agostinho Orsi, após a apresentação dos 16 pratos típicos trentino-italianos disponibilizados para degustação do público presente no evento desta quinta-feira, 17 de março, na Pousada Museu e Arte de Nova Trento. Durante aproximadamente duas semanas, 11 estabelecimentos neotrentinos associados à Neotur tiveram a honra de receber o chefe de cozinha italiano, com mais de 40 anos de experiência, Luigi Montibeller, que ministrou cursos sobre a culinária trentino-italiana. Os pratos apresentados durante o evento realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, Neotur e Circolo Trentino de Nova Trento marcaram o lançamento da Rota Gastronômica e Cultural Neotrentina.
A proposta é que cada estabelecimento participante deste projeto gastronômico, introduza em seu cardápio ou buffet os pratos típicos trentino-italianos aprendidos durante o curso com o chefe Luigi. A Neotur, o Circolo Trentino de Nova Trento e a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo apoiarão os restaurantes, confeitarias e demais estabelecimentos na confecção de um folder, contendo informações dos pratos e o local em que serão servidos. “Com certeza, colocando isso em prática, faremos com que Nova Trento cresça cada vez mais em relação ao turismo cultural e gastronômico, que já atrai muitos visitantes e turistas”, assinalou o presidente da Neotur, Agostinho Orsi.
Durante este período de estadia em Nova Trento, o chefe Luigi Montibeller conheceu cada estabelecimento neotrentino, estudando o perfil e sugerindo os pratos mais indicados. Há receitas que podem ser utilizadas nos cafés da manhã de pousadas, no almoço ou no jantar dos restaurantes, além dos cafés servidos em vinícolas neotrentinas. Segundo informações na Neotur e do Circolo Trentino de Nova Trento, a partir da próxima semana os estabelecimentos já estarão servindo os pratos para os turistas e visitantes. Além disso, até o próximo mês, a ideia é que cada prato trentino-italiano ganhe um destaque no buffet ou cardápio, sendo disponibilizada a origem e o histórico de cada receita, fornecida pelo Circolo Trentino de Nova Trento.
Para o Diretor de Cultura e Intercâmbio, Rino Montibeller, que esteve envolvido diretamente com a vinda do chefe de cozinha a Nova Trento, este é o primeiro projeto de intercâmbio firmado com a cidade co-irmã de Nova Trento, Roncegno Terme, que é a cidade do chefe de cozinha, Luigi Montibeller. “Com o projeto desta Rota Gastronômica, Nova Trento agora ganha uma marca, uma identidade própria”, afirmou Rino. O Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Eluísio Antonio Voltolini enalteceu a importância das parcerias firmadas entre o poder público e as entidades do município. “Este trabalho em equipe, de forma organizada e unida, é fundamental para o sucesso de todos os projetos. Isso beneficiará toda a comunidade, todos os turistas que aqui chegam para conhecer nosso município”, destacou Voltolini.
Projeto Gastronômico foi idealizado pelo Prefeito Municipal
Ainda em 2009, o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi viajou a Itália e estabeleceu contatos com a Província Autônoma de Trento e a Associazione Trentini nel Mondo. Lá, o chefe do executivo apresentou a proposta de incrementar a gastronomia dos restaurantes neotrentinos com cursos ministrados por chefes de cozinha italianos. A ideia foi aplaudida pelos representantes do Trentino Alto Ádige. O contato constante com o italiano Rino Montibeller, hoje cidadão brasileiro e Diretor de Cultura e Intercâmbio da Prefeitura Municipal, possibilitou uma aproximação maior com o Trentino e, consequentemente, a efetivação do projeto.
Pratos apresentados pelos estabelecimentos neotrentinos – Rota Gastronômica e Cultural Neotrentina
Restaurante Carlinhos: Crema di Patate (Creme de Batata) e Minestrone di Verdure (Sopa de Verdura)
Sítio Nona Lurdes Restaurante: Rufioi
Restaurante Cantina Italiana: Canederli
Restaurante Trevo: Pasta all'Ortolana (Massa com Verduras)
Restaurante Santuário Santa Paulina: Goulash e Gnocchi di Pane Alle Verdure (Noque de Pão com Verduras)
Pizzeria di Iggio e Ivete: Pizza Sapore di Mare (Pizza Sabor de Mar)
Beer Lounge Choperia: Porco Tonnato e Polpette
Vinhos Vô Luiz: Biscotto di Mais (Biscoito de Milho) e Pesto Alla Genovese (Molho de Manjericão)
Confeitaria Martha Frehner Haus: Torta di Pere e Mais (Torta de Pera e Milho) e Torta di Ricotta (Torta de Ricota)
Casa Café: Strauben
Pousada Cantina Italiana: Crostata di Mele (Bolo de Maçã)
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento