Rota Gastronômica e Cultural será lançada nesta quinta-feira em Nova Trento

O chefe de cozinha trentino-italiano, Luigi Montibeller está realizando as últimas visitas aos restaurantes neotrentinos associados à NEOTUR. Durante esta semana, cursos de gastronomia típica trentina serão ministrados na Pousada Museu e Arte, localizada no centro de Nova Trento. A proposta é que nesta quinta-feira, 17 de março, seja lançada oficialmente a Rota Gastronômica e Cultural, num evento que contará com a presença da imprensa e de convidados especiais, que degustarão os pratos aprendidos durante as duas últimas semanas. Desta forma, cada estabelecimento neotrentino servirá um prato típico trentino-italiano, formando este circuito gastronômico. Este é o primeiro projeto de intercâmbio firmado com a cidade co-irmã de Nova Trento, Roncegno Terme, que é a cidade natal do chefe de cozinha, Luigi Montibeller.

A convite da Prefeitura Municipal de Nova Trento e da Associação Neotrentina do Turismo (Neotur), o chefe de cozinha italiano chegou a Nova Trento na última quinta-feira, 3 de março e permanecerá na cidade até o dia 18. Durante o curso e as visitas realizadas aos restaurantes neotrentinos, Luigi Montibeller indicou quais os melhores pratos para cada estabelecimento, de acordo com o perfil de cada um. Sugestões como Smarcafan, Rufioi, Torta de Pane, Treccia Mochena, Strangolapreti e Strauben, foram alguns dos pratos. A parceria com o Circolo Trentino de Nova Trento também será bastante significativa. Histórico e origem de cada prato será fornecida aos restaurantes, incrementando ainda mais a rota gastronômica com a parte cultural. Segundo o diretor de Cultura e Intercâmbio, Rino Montibeller, um dos responsáveis pela vinda do chefe de cozinha italiano, a proposta é criar, posteriormente, um folder contendo todas as informações dos restaurantes e dos pratos típicos trentinos que serão oferecidos.

Um pouco mais sobre Luigi Montibeller

Com mais de 40 anos de experiência na culinária trentino-italiana, Luigi Montibeller coleciona uma série de cursos realizados na região do Trentino Alto Ádige e em toda a Itália. “Na Itália, se você quiser abrir um restaurante, é necessário passar pela 'Escola de Cozinha', na qual você adquire conhecimento em diversas áreas, como higiene, pronto-socorro, manipulação de alimentos, e não somente em gastronomia”, destaca Luigi, que possui um restaurante na cidade de Roncegno Terme chamado Alle Pozze. Anualmente, a 'Câmara do Comércio', órgão responsável pelas empresas da área de gastronomia e outros gêneros, oferece cursos para os chefes e cozinheiros, para que aprimorem cada vez mais suas habilidades na cozinha. Luigi Montibeller também leciona para os cozinheiros do Trentino Alto Ádige em muitas dessas ocasiões. Esta é a segunda vez que o chefe de cozinha vem ao Brasil. Na primeira vez, em 2002, Luigi conheceu São Paulo e Rio de Janeiro.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: Rino Montibeller