Representantes de Nova Trento participam de Assembleia Geral Ordinária Itinerante do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas

Na última quarta-feira, 23 de fevereiro, o comitê municipal de Nova Trento participou da Assembleia Geral Ordinária Itinerante do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, na Casa Familiar Rural, em Angelina. Além de colocar em dia diversos assuntos da entidade, o encontro teve como objetivo apresentar as ações que já estão sendo desenvolvidas para a Semana da Água, que ocorre no mês de março. O encontro contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Voltolini, do Diretor do Samae, Carlos Tarcísio Battisti, bem como do representante da Associação de Preservação do Meio Ambiente de Nova Trento e região (Apremant) e Epagri de Nova Trento, João Luiz Simão Filho.

Os participantes conferiram uma palestra motivacional, proferida pelo professor Daniel José da Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a apresentação do Programa SC Rural, por meio de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, todos puderam contextualizar sobre as ações que estão sendo desenvolvidas nos municípios das bacias hidrográficas dos rios Tijucas e Biguaçu. O Diretor do Samae de Nova Trento informou sobre o andamento dos trabalhos nas unidades escolares do município, para comemorar a Semana da Água, entre os dias 21 e 26 de março. Será realizado um concurso de redação e mutirões de limpeza dos rios do município.

Além destas ações, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Epagri local, tem realizado diversas atividades, desde 2009, com o Projeto Plantando um Futuro Limpo, que visa conscientizar a população sobre a importância da redução, a reutilização e a reciclagem do lixo. Uma das propostas, já postas em prática, é o recolhimento do lixo no interior do município, citado pelo Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, durante a Assembleia Geral Ordinária do Comitê, e que está mobilizando cada vez mais a população do interior neotrentino.

Ao final do encontro, os participantes aprovaram a realização de um evento para discussão de alterações no Código Florestal Brasileiro, que poderão ser propostas pelas comunidades do Vale do Rio Tijucas, além de Biguaçu, Porto Belo e Itapema. A ideia é dar ênfase a definição das faixas de mata ciliar nos mananciais hídricos, na área de abrangência do Comitê do Rio Tijucas. “Este evento ficou agendado provisoriamente para o mês de abril. A ideia é que toda a comunidade seja chamada a refletir e opinar sobre o tema, tão importante para conservação de nossos recursos naturais”, declarou o representante da Associação de Preservação do Meio Ambiente de Nova Trento e região (Apremant) e Epagri de Nova Trento, João Luiz Simão Filho.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Fotos: João Luiz Simão Filho