Inscrições para Grupo de Cuidadores prosseguem até a próxima sexta-feira

A partir deste ano, a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento passou a contar com novos profissionais: uma psicóloga, Ariany Maçaneiro, uma fonoaudióloga, Feliciana Vinotti, uma fisioterapeuta, Cristiane Trindade Siegle, além de um farmacêutico, que já atuava na unidade de saúde, Maxiliano de Oliveira, que atuam de forma interdisciplinar no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Entre as atividades implantadas pela equipe do NASF está o Grupo de Cuidadores, que iniciará suas atividades no dia 28 de fevereiro, uma segunda-feira, às 17 horas, no auditório da Prefeitura Municipal de Nova Trento. Inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 25 de fevereiro, junto à Unidade Sanitária do centro, ou com as Agentes Comunitárias de Saúde.

O NASF foi implantado este ano, pela primeira vez no município, e trata-se de uma ampliação da atenção primária à saúde, voltado à promoção, proteção e recuperação da saúde, visando a melhoria na qualidade de vida. O profissionais do NASF realizam diversas atividades, como auxílio à equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF); reuniões com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), com o intuito de discutir casos e identificar aqueles de maior urgência, que necessitam de atendimento individual. Além disso, realizam atendimento em casos provenientes de encaminhamentos médicos; contribuem e participam dos grupos já existentes no município, como o Tabagismo, Gestantes, Hipertensos e Diabéticos e outros.

“Sabe-se que já existiu um Grupo de Cuidadores abordando esta temática no ano passado, porém, devido a falta de profissionais, este não teve continuidade. Com os profissionais do NASF, este grupo retorna”, destacam a equipe do NASF. Os encontros do Grupo de Cuidadores sempre ocorrerão às segundas-feiras, com duração média de uma hora. Já estão abertas as inscrições para participação no grupo. Estas podem ser realizadas na Unidade Sanitária Madre Paulina, do centro, ou diretamente com as Agentes Comunitárias de Saúde de cada área. Serão aceitas inscrições até o dia 25 de fevereiro.

Vale destacar que os cuidadores são pessoas que possuem alguém que dependa de seus cuidados, podendo ser acamados, idosos, pessoas com algum tipo de deficiência ou transtorno mental ou pessoas com alguma debilidade motora. “A equipe do NASF se coloca à disposição para outros esclarecimentos e convida todos os interessados a realizarem a sua inscrição”, destacam.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento