Nova Trento é representada em Encontro Nacional de Conselhos de Educação

A Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento, Fabiana Marchiori foi convidada pela Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/SC), Darli Zunino para participar do 5º Encontro Nacional dos Conselhos de Educação. O evento ocorreu em Brasília (DF), entre os dias 13 e 15 de dezembro, tendo como tema central o Plano Nacional de Educação (PNE). Vale pontuar que Fabiana Marchiori já vem atuando junto aos conselhos municipais de Nova Trento, prestando assessoria técnica para o Conselho Municipal de Educação e os de Controle e Acompanhamento Social, como FUNDEB e CAE.

De Santa Catarina, estavam a Presidente da UNCME do Estado, Darli de Amorim Zunino, a Diretora de Ensino de Nova Trento, Fabiana Marchiori, a Secretária de Educação de Tijucas, Márcia Machado Maurício, a Secretaria Executiva da UNCME de Santa Catarina, Daniela Moratelli Cunha e o Conselheiro Estadual de Santa Catarina, Paulo Hentz.

A abertura do evento contou com uma palestra ministrada pela Conselheira Nacional de Educação, Regina Gracindo, que explanou sobre os desafios e perspectivas do Plano Nacional de Educação. No segundo dia do evento, os participantes conferiram as palestras ‘Regime de Colaboração-Articulação entre entes federados para a melhoria da qualidade da Educação Básica’, com Francisco Cordão, Francisco Batista da Silva do CEE e Maria Ieda Nogueira da UNCME Nacional e ‘PNE- limites e possibilidades’, com Francisco das Chagas Fernandes do CNE.

No terceiro e último dia de encontro, o tema trabalhado foi a Formação para o Fortalecimento da Gestão Democrática da Educação Básica. A mesa principal foi composta por Maria Luiza Aléssio, Diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Democrática da Educação Básica SEB/MEC, Genuíno Bordignon da UNCME de SP, Darli de Amorim Zunino UNCME/SC e a Presidente do Fórum Estadual de Educação.

Diferente do Plano anterior com 296 metas, o novo PNE apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais. Em Brasília, a equipe de Santa Catarina também visitou o Ministério da Educação, onde foram recepcionadas em várias secretarias.

Fotos:

Fabiana Marchiori durante Encontro Nacional de Conselhos de Educação. Na última foto, Fabiana está ao lado da Diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Democrática da Educação Básica do MEC, Maria Luiza Aléssio e das demais representantes catarinenses.

Texto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tijucas e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Nova Trento

Fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tijucas