Novo Dia Sem Sacola Plástica é nesta quarta-feira em Nova Trento

A Epagri, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que coordenam a campanha Plantando um Futuro Limpo, juntamente com os principais mercadistas da cidade já realizaram dois dias Sem Sacolas Plásticas no município: 20 de outubro e 17 de novembro. Segundo os próprios empresários da cidade, o evento tem conscientizado um número cada vez maior de pessoas, que trazem sua própria sacola de casa para o supermercado. O próximo Dia Sem Sacola Plástica está agendado para esta quarta-feira, 15 de dezembro.

Nos dias em que ocorreu a mobilização, o comércio neotrentino, especialmente os supermercados e lojas de Nova Trento apostaram em alternativas ecológicas, como as sacolas retornáveis e as caixas de papelão, para o consumidor levar suas mercadorias para casa. Segundo informações da Epagri de Nova Trento, em apenas um dia são economizadas 8 mil sacolas plásticas. Os comerciantes relataram que o evento estimulou os consumidores, e muitos continuaram utilizando as sacolas retornáveis durante toda aquela semana, não havendo decréscimo de vendas/clientela. Além disso, muitos mercadistas perceberam que as palestras de conscientização nas escolas produziram efeitos imediatos nas crianças, que estimularam os pais a trazer a sacola retornável para o supermercado.

Para a mercadista, Raquel Pedrotti o projeto desenvolvido pela administração municipal tem dado grande repercussão no comércio local, sobretudo em função das ações e dos materiais informativos distribuídos aos neotrentinos. “A quarta-feira ecológica vem surpreendendo a cada mês. Em média, pelo que percebemos, 70% dos clientes estão adotando a sacola retornável. Com isso, todos ganham e o planeta agradece”, destaca Raquel.

A ideia é que se faça em todo comércio local um incentivo gradativo para que, posteriormente, se pense na erradicação definitiva das sacolas em Nova Trento. Desta forma, os consumidores utilizarão recicláveis e retornáveis, ou caixas de papelão para acomodar suas compras. A coordenadora da campanha, Cinelândia Maria Venier Cipriani ressalta que os estabelecimentos são convidados a aderir ao projeto, e não obrigados. Assim, diante de alguma reclamação, devem explicar aos clientes os motivos do “Dia Sem Sacola Plástica”, que tem foco na preservação do meio ambiente.

Datas agendadas para o Dia Sem Sacola Plástica:

15 de dezembro – quarta-feira

19 de janeiro – quarta-feira

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento