Gruppo I Pargoleti faz apresentação em homenagem à Santa Luzia neste domingo

Após a apresentação das crianças do Projeto Flauta Doce e Canto Coral, está marcado para este domingo, 12 de dezembro, a apresentação do Gruppo I Pargoleti, do Circolo Trentino de Nova Trento. O evento inicia após a missa das 18h30min, no Coreto Nicolau Bado da Praça del Comune, centro de Nova Trento. Caso chova, a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo informa que a apresentação será realizada na Igreja Matriz São Virgílio.

A expectativa é grande para a apresentação do Gruppo I Pargoleti, que fará uma homenagem à Santa Luzia, cuja data é celebrada no dia 13 de dezembro. Em Nova Trento, muitos moradores relembram a data seguindo uma tradição dos antepassados, reservando um pequeno prato com capim. Diz uma lenda, que no dia 13 de dezembro, Santa Luzia vem montada em um cavalo, trazendo presentes e doces às crianças. Além de uma homenagem à Santa Luzia, o Gruppo I Pargoleti encena a chegada dos Reis Magos e entoa canções da tradição natalina de Nova Trento.

Programação continua na terça-feira e no outro domingo

A programação de Natal da Secretaria de Cultura e Turismo prossegue no dia 14 de dezembro, terça-feira, com a apresentação especial da Fanfarra Municipal de Nova Trento (FAMUNT), em desfile pela rua Santo Inácio, a partir das 20h30min. Segundo o maestro da Fanfarra, Reginaldo Bento Jovino, o evento também contará com a presença do Papai Noel. Já no outro domingo, 19 de dezembro, o grupo neotrentino Terno de Reis, do bairro Vígolo, se apresenta na Praça del Comune, após a missa das 18h30min.

Campanha para arrecadar alimentos e brinquedos

Além disso, a Secretaria de Cultura e Turismo está apoiando a campanha de arrecadação de alimentos e brinquedos para o Gruppo Giovani In Gamba, do Circolo Trentino de Nova Trento, que faz entrega todos os anos às famílias carentes do município. A população de Nova Trento e região está convidada a participar desta campanha. Os alimentos e brinquedos podem ser entregues na Secretaria de Cultura e Turismo, anexa à Prefeitura Municipal, centro de Nova Trento.

Programação de Natal em Nova Trento, na Praça del Comune, centro da cidade:

Dia 12/12 – Apresentação do Grupo I Pargoleti, do Circolo Trentino de Nova Trento, após a missa das 18h30min.

Dia 14/12 – Apresentação da Fanfarra Municipal de Nova Trento (FAMUNT), em desfile pela rua Santo Inácio, juntamente com o Papai Noel, às 20h30min.

Dia 19/12 – Apresentação do grupo Terno de Reis, do bairro Vígolo-Nova Trento, após a missa das 18h30min.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento