Epagri de Nova Trento realiza reunião para apresentar balancete e Programa SC Rural
A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Nova Trento promoveu uma reunião, na tarde desta quarta-feira, 8 de dezembro, no auditório da Prefeitura Municipal de Nova Trento, reunindo o Prefeito Municipal em exercício, Pedro Piva Neto, Secretários Municipais e as principais lideranças da área rural do município. O objetivo do evento foi apresentar um balancete do ano 2010, o planejamento de atividades para 2011 e o Programa de Competitividade da Agricultura Familiar de Santa Catarina, o SC Rural, que é uma continuação dos Programas Microbacias 1 e 2.
Na primeira parte da reunião, a extensionista da Epagri local, Cinelândia Maria Venier Cipriani explanou sobre os projetos que foram colocados em prática em Nova Trento este ano. Entre os de maior destaque está o da produção da uva, no qual foram oferecidos treinamentos, condução e fitossanidade aos proprietários do município. Hoje Nova Trento possui 39 produtores assistidos pela Epagri local. Além disso, foi desenvolvido o sistema de plantio de hortaliças isentas de agrotóxicos; qualificação de agroindústria familiar; implantação de uma nova unidade de sucos, bem como orientação para legalização em seis unidades de sucos, conservas e vinhos.
Na área de apicultura, a Epagri auxiliou produtores de mel de todo o município, oferecendo capacitação e orientação, além de resgatar a criação de abelhas nativas. Na área de Desenvolvimento Sócio Ambiental, foi dado todo suporte no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), na Associação Microbacias e na Coopertrento, que está em processo de registro. Ainda assim, a Epagri promoveu a campanha de hortaliças e frutas sem veneno, juntamente com a campanha horta escolar, que beneficiou mais de 500 alunos da rede municipal e foram colhidas mais de 600 quilos de hortaliças.
O Projeto Plantando um Futuro Limpo conscientizou a população sobre a produção e adequação do lixo. Foram proferidas mais de 100 palestras nas escolas e na comunidade, realizados dois Dias Sem Sacola Plástica, construídas composteiras orgânicas nas escolas, coleta de lixo seletivo no interior do município e instalação de lixeiras para pilhas e baterias nos supermercados. Além disso, foi concretizado projeto contra o mosquito borrachudo, dado incentivo ao crédito rural dos agricultores e apoio em diversos eventos da cidade, como a Festa do Colono, a Incanto Trentino, entre outros. “Agradecemos sempre a nossa parceria, a Prefeitura Municipal, bem como as Secretarias de Agricultura, Educação e Saúde, além da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a CDL, o Sicoob/Trentocredi, o Banco do Brasil, a Associação de Idosos e a Paróquia São Virgílio”, destacou Cinelândia.
Projetos para 2011
Para o próximo ano, a Epagri local pretende ampliar os projetos já concretizados e realizar outros de igual amplitude, conforme contextualização do técnico Acioni Luiz Vicente. Destaque para a avaliação do setor florestal do município, a melhoria da gestão organizacional do espaço rural, a implantação do manejo sustentado e difusão de tecnologias, o apoio a criação de polinizadores, para beneficiar o projeto do mel. Além disso, será dada devida atenção à questão dos dejetos humanos e efluentes domésticos em comunidades do interior, principalmente na localidade de São Valentim. Diante do Projeto Plantando um Futuro Limpo, será colocado em prática ações para reutilizar o óleo de cozinha, em parceria com a Ação Social Neotrentina da Paróquia São Virgílio.
Programa SC Rural
Após a prestação de contas, a Epagri apresentou o Programa de Competitividade da Agricultura Familiar de Santa Catarina, o SC Rural, que foi assinado pelo Governador do Estado há dois meses. Este programa é uma continuidade do Microbacias, sendo que esse tem como finalidade apoiar as iniciativas direcionadas à melhoria da competitividade do setor agropecuário, à gestão de recursos hídricos e ao aprimoramento de forma sustentável de suas políticas, instituições, fundos de incentivos governamentais e ações relacionadas ao desenvolvimento rural com o foco nos agricultores familiares. O programa foi apresentado pelo Engenheiro Agrônomo da Epagri, João Luiz Simão Filho, e pelo Agente de Desenvolvimento Regional – Epagri de Brusque, Amaro Hilleshein.
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento