Hemosc estará em Nova Trento neste sábado

A unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) estará pela segunda vez em Nova Trento neste sábado, 4 de dezembro, no horário das 8h às 16h30min. A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, parceira desta iniciativa, convida toda a população a doar sangue. A unidade móvel ficará estacionada em frente a Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni, local de recepção e atendimento a todos os doadores. A expectativa é repetir o mesmo sucesso da primeira edição em Nova Trento, realizada no mês de maio, em que foram coletadas 100 bolsas de sangue, ou seja, a capacidade máxima que a unidade móvel pode comportar.

O Hemosc informa que o estoque de sangue está crítico em todo Estado, e a situação se agrava com a chegada das festas de fim de ano. Isso pode colocar em risco o pleno atendimento das solicitações feitas em hospitais e clínicas. Doar sangue é um ato simples e seguro. É necessário ter entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e alimentado, tendo em mãos um documento de identificação. Homens podem doar sangue num intervalo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano; e mulheres podem doar sangue a cada três meses, não ultrapassando três doações por ano. Para doar sangue também é necessário responder a um questionário entregue pelo Hemosc momentos antes da coleta. Se a pessoa estiver apta a doar, o procedimento é feito em seguida, sempre com material descartável.

Com uma doação de sangue (450 ml) o doador pode ajudar no tratamento de até três pacientes. Compareça e ajude o Hemosc em seu estoque de sangue.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento