Pais e estudantes formam-se pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)
Professores, diretoras escolares, autoridades municipais e pais acompanharam a solenidade de formatura de aproximadamente 300 estudantes do 5º ano e do pré-escolar da rede pública municipal e estadual, pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 30 de novembro, na sede da Associação São Virgílio Pró-anciãos – La Casa dei Nonni, centro de Nova Trento, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. Na oportunidade também ocorreu a formatura dos participantes do Proerd Pais, que foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, Distrito de Claraíba.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), promovido pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Nova Trento e a Escola de Educação Básica Francisco Mazzola teve uma duração de aproximadamente três meses. As aulas, com duração de 45 a 60 min, tinham como objetivo a formação de cidadãos capazes de resistir às pressões ao uso de drogas, buscando melhores condições de vida para si e para a sociedade. Todo o projeto em Nova Trento foi coordenado pelo policial instrutor do Proerd e promotor nacional de Polícia Comunitária, soldado Arildo Cardoso.
Na solenidade de formatura também compareceram o comandante do 3º batalhão da Polícia Militar, Leandro Schappo, a Secretária de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli, o assessor da presidência da Câmara de Vereadores de Nova Trento, Moacir Antônio Facchini, a diretora da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, Sandra Pinot Costa, a Supervisora de Ensino Fundamental, Naide Feller e a Supervisora de Educação Infantil, Nádia Eliz Bittencourt. “Para nós é uma satisfação muito grande ter o soldado Arildo Cardoso em nosso meio, pois sabemos do trabalho que desempenha em Nova Trento ao longo desses anos. Só tenho que parabenizá-lo e agradecer a ele, ao prefeito Orivan e a todos os professores o apoio a este projeto que, com certeza, marcará a vida dessas crianças”, afirmou Rosita Sônia Valle Tridapalli.
O Prefeito Municipal de Nova Trento relembrou os episódios recentes no Rio de Janeiro. “Vejo que Santa Catarina e, especialmente, Nova Trento, está na contramão de tudo isso, conscientizando essas crianças a dizer Não às Drogas”, destacou Orivan Jarbas Orsi, durante a solenidade de formatura. O comandante Leandro Schappo agradeceu o trabalho desenvolvido pelo soldado Arildo Cardoso e desejou sucesso na vida de todos os estudantes e pais.
O evento encerrou com apresentações culturais promovidas pelos próprios formandos. Canto, dança e encenações marcaram a solenidade. Os estudantes e os pais formandos prestaram homenagem ao soldado Arildo Cardoso, entregando presentes. Ao final, todos receberam certificados pela participação no Proerd. Os estudantes Karine Marcola (Escola de Ensino Fundamental Pitanga), Jéssica Avi (Escola de Ensino Fundamental Aguti), Jordan Cadorin Dalsasso e Laura Dell'Antonia Dalri (Escola de Educação Básica Francisco Mazzola) foram premiados pelas melhores redações desenvolvidas sobre o Proerd. Além disso, brindes foram sorteados aos alunos no final do evento.
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento