Coordenação do CENSO 2010 apresenta resultados preliminares ao Prefeito Municipal de Nova Trento

Membros da Comissão Censitária Municipal 2010, acompanhados do Coordenador Regional do IBGE, Alexandre Magno Camargo estiveram na Prefeitura Municipal de Nova Trento nesta segunda-feira, 29 de novembro, com o intuito de apresentar os resultados preliminares do Censo 2010 ao Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi e aos Secretários Municipais. A coleta de dados já foi concluída e algumas informações foram repassadas ao IBGE, mas os dados só serão confirmados no final deste ano, quando será feita a conclusão oficial da contagem.

Segundo o Coordenador Regional do IBGE, Alexandre Magno Camargo, Nova Trento sofreu alguns problemas na coleta de dados, devido a desistência de muitos recenseadores. Neste caso, foi necessário buscar auxílio em outros municípios. “E aqui faço questão de reconhecer e elogiar o trabalho da neotrentina Alexandra Valle, que desempenhou muito bem seu trabalho, e hoje assume a como Coordenadora de Pesquisa de Avaliação, um trabalho que é feito após o Censo”, destacou Camargo, que também agradeceu a indispensável colaboração da Administração Municipal de Nova Trento ao IBGE, especialmente pela divulgação das atividades e do andamento do trabalho no município, bem como por toda a estrutura e apoio dados pela Administração à equipe do Censo 2010.

Além disso, o Coordenador Regional do IBGE informou que Nova Trento tem crescido em termos populacionais desde o Censo de 1991, quando foi constatado pouco mais de 9 mil habitantes. Neste Censo 2010, os dados preliminares apontam 12.186 habitantes em Nova Trento. Ainda que o número tenha superado as expectativas do IBGE, que previa uma população de 12.025 habitantes em Nova Trento, este índice populacional vai refletir no cálculo do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que hoje se mantém em 0,8. Alexandre Magno Camargo informou ainda que as únicas dificuldades em Nova Trento foram nas áreas limítrofes, especialmente nas divisas de São João Batista, Canelinha (Espraiado II) e Leoberto Leal, quando muitos moradores não sabiam que pertenciam a uma ou a outra cidade. De qualquer forma, a população foi contabilizada de acordo com o limites territoriais previstos na legislação mais recente.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi comentou o resultado com os membros da Comissão Censitária e todos as pessoas presentes, destacando que os dados auxiliarão o município a criar políticas públicas, além de saber realmente quais são os reais problemas que o município tem. “Parabenizo toda a equipe e faço questão de destacar que a parceria com o IBGE permanecerá”, disse Orsi. Mesmo com a finalização da coleta de dados do Censo, outra pesquisa será feita em determinados pontos da cidade, fazendo uma avaliação do Censo 2010.

Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento