Tudo pronto para a inauguração do Salão Paroquial São Virgílio

A inauguração da reforma e ampliação do Salão Paroquial São Virgílio será neste sábado, 27 de novembro, a partir das 18h30min, quando inicia uma missa festiva na Igreja Matriz, com a presença do Coral São Virgílio. A Construtora Karol Inês, responsável pela obra, está atenta aos últimos detalhes da edificação. Já a Ação Social Neotrentina da Paróquia São Virgílio destaca que a solenidade de inauguração contará com atrações especiais, como as apresentações do Gruppo I Pargoleti e da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), regida pelo maestro José Nilo Valle, além da exposição de resgates históricos do prédio.

Segundo informações da Paróquia São Virgílio, a missa festiva faz parte da programação de inauguração, e inicia às 18h30min, como de costume. Posteriormente, ocorre a solenidade de inauguração, com o corte da fita, descerramento da placa e discursos das autoridades convidadas. O Gruppo I Pargoleti faz sua apresentação no piso térreo do Salão Paroquial, onde haverá comercialização de pastéis, crepes e bebidas. No piso superior do Salão ocorre a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), desta vez numa proporção menor que a do ano passado, quando foi montada uma grande estrutura na Praça del Comune. No piso térreo do Salão será exibido, em painéis e slides, a história do Salão Paroquial, que foi pesquisado e organizado por Moacir Antonio Facchini e Saul Rover. O público e as autoridades presentes serão convidados a visitar as novas e ampliadas dependências do Salão.

Sobre a obra de reforma e ampliação do Salão Paroquial

As obras de reforma e ampliação do Salão Paroquial São Virgílio iniciaram em setembro de 2009, em Nova Trento. A Construtora Karol Inês, responsável pelos trabalhos, concretizou diversas etapas, como a demolição de toda a estrutura interna da parte superior, construção de toda estrutura de concreto armado, colocação de laje, alvenarias e revestimentos, reforma completa de toda a parte superior, construção de novos banheiros femininos e masculinos, novo bar, cozinha, palco e camarim.

Na última etapa foi finalizada a colocação de pisos cerâmicos, a construção de um novo palco, colocação de forro, sendo parte deste de isopor com estrutura metálica e outra parte em forro de PVC. Além disso, foram instaladas as luminárias e os equipamentos de prevenção de incêndios, exigida conforme as normas do Corpo de Bombeiros de São João Batista. A fase final, também contemplou a pintura, as instalações elétricas e hidro-sanitárias, troca de janelas e portas, colocação de ar-condicionados. Foram adquiridas, também, aproximadamente 400 cadeiras estofadas para o piso superior. Para a segurança de todos que utilizarem o piso superior do Salão Paroquial, o projeto previu modificações nas escadas. Hoje o prédio possui quatro entradas, após a criação de uma nova saída de emergência, na rua que dá acesso a Loja de Móveis e Eletrodomésticos Piffer.

Vale destacar que o projeto para reforma e ampliação do Salão Paroquial foi uma iniciativa idealizada pelo atual Prefeito Municipal, Orivan Jarbas Orsi, ainda em 2007. A obra orçada em R$ 792.668,88 mil – para o piso superior do Salão – é concretizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), sendo que o valor total do investimento foi doado pelo Banco Bradesco junto à Ação Social Neotrentina da Paróquia São Virgílio.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento