Trânsito do centro de Nova Trento sofrerá mudanças ainda esta semana
Atenção motoristas que trafegam pelas ruas do centro de Nova Trento. A empresa Sinal Blu Indústria e Comércio Ltda, de Blumenau, vencedora do processo licitatório por pregão presencial realizado pela Prefeitura Municipal de Nova Trento, estará efetuando, ao longo desta semana, a instalação de 138 placas de trânsito nas vias em que foram definidas alterações de sentido ou proibição de estacionamento, no centro da cidade. Com a colocação de novas placas e substituição das antigas, as regras para os motoristas começam a entrar em vigor imediatamente, mas as notificações da Polícia Militar só serão emitidas após um período de adaptação de pelo menos 30 dias.
As principais alterações do trânsito do centro da cidade foram definidas por uma comissão formada por pessoas do poder público municipal e da sociedade civil. De acordo com o Sargento da Polícia Militar, Márcio Meyer, que sugeriu as mudanças especialmente em relação à sinalização, o objetivo da comissão foi possibilitar melhorias na circulação dos veículos. “Por exemplo, uma das principais mudanças, a proibição de estacionamento e parada na rua Santo Inácio, do trecho que inicia na Lanchonete Vargas, até a Ponte Governador Ivo Silveira criará um corredor de circulação muito maior. Além disso, a parada de ônibus passa a ser em frente ao Salão Paroquial São Virgílio”, destaca o Sargento.
Também haverá mudanças nas ruas José Dalbosco (ao lado do Banco do Brasil), Floriano Peixoto (ao lado da Prefeitura) e Fernando Facchini/Nereu Ramos, que passarão a ser mão única, com os seguintes sentidos: rua José Dalbosco, apenas entrada para rua dos Imigrantes; rua Floriano Peixoto, do Hospital para a rua Santo Inácio, e rua Fernando Facchini/Nereu Ramos, segue trajeto em sentido único até o cruzamento com a Prefeitura Municipal/Hospital. Além disso, na rua Fernando Facchini e Nereu Ramos será proibido estacionamento e parada em um dos lados da via. Outros pontos de proibido estacionar: em frente à Loja Joanito até a esquina para a entrada do bairro Salto, e na rua Hipólito Boiteux.
Vale destacar que a adquisição das 138 placas foi possível através de recursos do Convênio de Trânsito, firmado entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado e a Prefeitura Municipal de Nova Trento. Segundo a Polícia Militar, foram compradas aproximadamente 30 placas de proibido estacionar, sendo que as demais placas são de orientação e de indicação de locais, como Hospital, Santuários Religiosos e Museu. “São placas confeccionadas e instaladas rigorosamente dentro dos padrões do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Inclusive a haste e a placa devem ficar no meio da calçada, obedecendo esse padrão”, explica o Sargento, Márcio Meyer. A Prefeitura Municipal de Nova Trento também efetuará a pintura de meio fio, tão importante na sinalização quanto as placas.
Período de adaptação
Após a instalação das placas nas ruas centrais da cidade esta semana, a Polícia Militar orientará os motoristas diante das principais mudanças. Haverá um período de adaptação de 30 dias, conforme sugestão do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi. Desta forma, somente a partir do dia 1º de janeiro a Polícia Militar passará a emitir notificações, se caso as regras de trânsito forem descumpridas.
A Polícia Militar também verificará o efeito das mudanças após a instalação da sinalização. Se necessário, sugerirá novas alterações. A população neotrentina pode dar outras sugestões, informando a guarnição. Posteriormente, a Prefeitura Municipal de Nova Trento pretende melhorar ainda mais a sinalização, instalando novas placas em outros pontos da cidade.
Texto e foto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento