Dante Mendonça assumirá cadeira número 1 da Academia Paranaense de Letras na próxima segunda-feira

O neotrentino Dante Mendonça, jornalista e chargista, cronista de O Estado e da Tribuna do Paraná foi eleito em julho deste ano, por unanimidade, para ocupar a cadeira número 1 da Academia Paranaense de Letras. Ele é o segundo neotrentino a ocupar uma cadeira em Academia. O primeiro foi Walter Piazza, na Academia Catarinense de Letras. Dante Mendonça assume na próxima segunda-feira, 29 de novembro, em solenidade no Teatro do Paiol, em Curitiba (PR), a partir das 20 horas. O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, e o Vice-prefeito, Pedro Piva Neto estão convidados para participar da cerimônia.

“Vai ser uma grande honra, principalmente porque a Academia tem apenas 40 cadeiras. A eleição representa uma consideração muito grande para qualquer escritor. A Academia tem um papel de muita importância na preservação do nome dos escritores e da literatura paranaense”, disse Dante em entrevista. Diariamente, o neotrentino escreve crônicas para O Estado e Tribuna do Paraná. Além disso, já publicou os livros “Álbum de Figurinhas & figurões” (coletânea de suas charges de primeira página), “Botecário”, “Piadas de Sacanear Atleticano”, “Piadas de Sacanear Coxa-Branca”, “Piadas de Sacanear Vascaíno”, “Piadas de Sacanear Flamenguista”, “A Banda Polaca”, “Curitiba: Melhores Defeitos, Piores Qualidades” e “Serra Abaixo, Serra Acima: o Paraná de trás pra frente”.

A cadeira número 1 da Academia Paranaense de Letras foi fundada pelo professor e historiador José Francisco da Rocha Pombo (1857-1933), e estava vaga desde 2006, quando faleceu seu antigo ocupante, o poeta e advogado Valfrido Pilotto, que tinha 103 anos de idade. Na Academia, Mendonça pretende trabalhar para melhor divulgar e valorizar a literatura paranaense. O neotrentino será saudado pelo acadêmico Ernani Buchmann durante a cerimônia de posse.

Sobre Dante Mendonça

Dante Mendonça começou a assinar a charge editorial do jornal O Estado do Paraná em 1974. É um dos chargistas com mais tempo de atividade na imprensa brasileira. Cidadão Honorário de Curitiba e do Paraná, nasceu em Nova Trento (SC), e está radicado em Curitiba desde 1970, onde iniciou profissionalmente na imprensa. Editor e diretor de arte de vários jornais, paralelamente ainda trabalhou em teatro, como ator, diretor e cenógrafo, e passou pela televisão, fazendo um quadro diário de humor em telejornal. Foi o fundador da Banda Polaca, o maior bloco carnavalesco de Curitiba e, em 1981, foi presidente da Comissão de Carnaval de Curitiba. Entre outras exposições, participou da mostra especial de cartunistas brasileiros e estrangeiros no Salão Carioca de Humor, no Rio de Janeiro, ganhou página no livro “O Paraná e a Caricatura”, de Newton Carneiro, e consta da “Enciclopédia Brasileira de Humor”. Atualmente, além de um cartum aos domingos na última página de “O Estado do Paraná”, assina crônica diária no jornal “O Estado do Paraná” e “Tribuna do Paraná”.

Texto: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento