Novo Dia Sem Sacola Plástica é nesta quarta-feira em Nova Trento

O primeiro Dia Sem Sacola Plástica em Nova Trento ocorreu no dia 20 de outubro, uma quarta-feira, mobilizando neotrentinos a utilizarem sacolas retornáveis, valorizando ações em favor do meio ambiente. Em reunião de avaliação, a Epagri, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que coordenam a campanha Plantando um Futuro Limpo, juntamente com os principais mercadistas da cidade afirmaram que o evento foi um verdadeiro sucesso, mesmo com a esperada reclamação de alguns clientes. Por isso, foi unânime a opinião de manter, pelo menos um dia por mês, a realização do Dia Sem Sacola Plástica, que poderá ser denominada “quarta ecológica”. A próxima data está agendada para esta quarta-feira, dia 17 de novembro.

Segundo os mercadistas, houve poucas reclamações por parte dos consumidores durante a realização do Dia Sem Sacola Plástica. A maioria aderiu à sacola retornável, sendo que grande parte comprou as embalagens disponibilizadas nos Supermercados. Os comerciantes relataram que o evento estimulou os consumidores, e muitos continuaram utilizando as sacolas retornáveis durante toda aquela semana, não havendo decréscimo de vendas/clientela. Além disso, muitos mercadistas perceberam que as palestras de conscientização nas escolas produziram efeitos imediatos nas crianças, que estimularam os pais a trazer a sacola retornável para o supermercado.

A ideia, a partir de agora, é que se faça em todo comércio local um incentivo gradativo para que, posteriormente, se pense na erradicação definitiva das sacolas em Nova Trento. Desta forma, os consumidores utilizarão recicláveis e retornáveis, ou caixas de papelão para acomodar suas compras. A coordenadora da campanha, Cinelândia Maria Venier Cipriani ressalta que os estabelecimentos são convidados a aderir ao projeto, e não obrigados. Assim, diante de alguma reclamação, devem explicar aos clientes os motivos do “Dia sem Sacola Plástica”, que tem foco na preservação do meio ambiente.

Os comerciantes já agendaram as próximas datas, confirmadas para dos dias 17 de novembro, 15 de dezembro e 19 de janeiro. Além disso, pretendem marcar uma nova reunião, a fim de fazer uma nova avaliação do projeto e, quem sabe, ampliar os dias da campanha, realizando o Dia Sem Sacola Plástica a cada 15 dias ou uma vez por semana.

Novas datas para o Dia Sem Sacola Plástica – quarta ecológica:

17 de novembro – quarta-feira

15 de dezembro – quarta-feira

19 de janeiro – quarta-feira

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento