Pilotos de todo o Estado participam da 7ª etapa 2010 de Downhill em Nova Trento

A Federação Catarinense de Mountain Bike (FCMTB), com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, Câmara de Vereadores e Orsi Academia realizou neste sábado e domingo, 6 e 7 de novembro, a 7ª etapa da temporada 2010 de Downhill no Morro da Cruz – Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro. O evento reuniu mais de cem atletas de diversas regiões do Estado e do Brasil. A prova decisiva no domingo, 7 de novembro, contou com grande número de espectadores. A Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Comissão Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (CMJEL) auxiliou os atletas na infraestrutura do evento, no transporte dos competidores do ponto de chegada até a largada, além de disponibilizar atendimento médico, caso algum participante necessitasse.

O neotrentino Hendriche Gandin Constante, de 15 anos, foi um dos organizadores da etapa neotrentina, juntamente com sua família. Ele foi campeão catarinense juvenil (entre 13 e 17 anos) e vice-campeão em 2008, e torce para que o esporte seja reconhecido na cidade e região. Além da etapa deste fim de semana, a FMTB realizou outra em maio deste ano, atraindo atletas de diversas regiões, empolgados com as condições do percurso do alto do Morro da Cruz, tido como um dos melhores de Santa Catarina, por exigir o máximo do ciclista.


Premiações

Foram premiados com troféus e valores em dinheiro os 10 primeiros colocados de cada categoria. Valores foram entregues somente para categorias com mínimo de 6 atletas.


Sobre o Downhill

Downhill é uma modalidade de Mountain Bike que consiste em descer, o mais rápido possível, um dado percurso, principalmente montanhas. A modalidade nasceu na Califórnia, na segunda metade da década de 1970. Em Portugal, a modalidade teve origem em Porto de Mós (Leiria), e desde então tem se expandido por todo o país. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, Califórnia, para descer montanha abaixo. Para isso eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwinn) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e freios mais potentes.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento