Terraplanagem possibilita visualizar como ficará a Avenida Beira Rio
A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) liberou em maio deste ano a construção da Avenida Beira Rio, um dos projetos da administração municipal (2009-2012). A certidão emitida pela FATMA autorizou o prefeito Orivan Jarbas Orsi a cadastrar o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal. A obra tem um custo aproximado de R$ 1 milhão, sendo que os trabalhos de terraplanagem, autorizados conforme liberação da FATMA, iniciaram após negociação com os proprietários dos terrenos envolvidos na obra. O material para o aterro vem do local em que será construído o Bondinho Aéreo Parque da Colina, em Vígolo.
Conforme o projeto, a Avenida Beira Rio terá 535 metros de extensão, e inicia nas proximidades da Casa da Cidadania, estendendo-se até a rua Francisco Valle, nas imediações do antigo Seminário. A Avenida terá duas faixas de tráfego com 3,30 metros cada uma e dois acostamentos com 2,40 metros cada, totalizando 11,40 metros. Também está planejada uma ciclovia com 1,80 metros de largura no lado esquerdo (junto ao rio do Braço), separada da pista por um canteiro de 0,80 metro, além de passeios com 3 metros.
Seguindo o projeto ambiental, o município está efetuando a terraplanagem e promovendo a recuperação do local, com o plantio de mudas nativas próximo ao rio. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente efetuou o plantio de espécies como Ipê-amarelo, pitangueira, figueira, jacatirão, capororoca, araçá, aroeira, entre outras, neste mês de outubro. Após a conclusão destes trabalhos, a administração municipal vai buscar recursos para a execução desta obra. Segundo o Prefeito Municipal, a futura avenida promoverá a integração da margem esquerda do rio com seu entorno imediato, estabelecendo ligações com as transversais, além de ampliar a capacidade de escoamento do fluxo de pessoas e veículos naquela parte do centro urbano. “Será um local para fazer caminhadas, andar de bicicleta. Agradeço muito ao Grupo Tedesco, que está nos doando o barro para a terraplanagem”, destaca o Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi.
Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento