Epagri e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizam reunião de avaliação do Dia Sem Sacola Plástica

A Epagri local e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveram uma reunião de avaliação do Dia Sem Sacola Plástica (20 de outubro) com os principais mercadistas da cidade. O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura Municipal de Nova Trento, nesta terça-feira, 26 de outubro. Nesta oportunidade, os comerciantes expuseram os pontos positivos e negativos da realização do projeto no município, e agendaram novos dias sem sacolas plásticas para os próximos três meses, sempre às quartas-feiras.

Segundo os mercadistas, houve poucas reclamações por parte dos consumidores. A maioria aderiu à sacola retornável, sendo que grande parte comprou as embalagens disponibilizadas nos Supermercados. Os comerciantes relataram que o evento estimulou os consumidores, e muitos continuaram utilizando as sacolas retornáveis durante toda aquela semana. Além disso, muitos mercadistas perceberam que as palestras de conscientização nas escolas produziram efeitos imediatos nas crianças, que estimularam os pais a trazer a sacola retornável para o supermercado.

Desta forma, os comerciantes concordaram com a ideia de realizar outros dias sem sacolas plásticas em Nova Trento, sendo que as datas já estão agendadas: 17 de novembro, 15 de dezembro e 19 de janeiro. Ainda assim, os comerciantes afirmaram que, em fevereiro, marcarão uma nova reunião, a fim de fazer uma nova avaliação do projeto e, quem sabe, ampliar os dias da campanha, realizando o Dia Sem Sacola Plástica a cada 15 dias ou uma vez por semana.

Novas datas para o Dia Sem Sacola Plástica:

17 de novembro – quarta-feira

15 de dezembro – quarta-feira

19 de janeiro – quarta-feira

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento