Escola de Ensino Fundamental de Agutí é inaugurada com a presença da Fanfarra Municipal de Nova Trento

A comunidade do Distrito de Agutí prestigiou a inauguração da ampliação e reforma da Escola de Ensino Fundamental de Agutí, no último sábado, 23 de outubro. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, vice-prefeito, Pedro Piva Neto, Secretária de Educação e Esportes, Rosita Sônia Valle Tridapalli, diretora da Escola do Distrito, Rita Cassiane Krichiski, vereadores e demais autoridades municipais. A Fanfarra Municipal de Nova Trento (FAMUNT), pela primeira vez naquela comunidade, abrilhantou ainda mais a inauguração, que também contou com apresentações dos estudantes do educandário.

Além da Escola do Distrito de Agutí, a administração municipal inaugurou, no mesmo local, outras obras que foram concretizadas no Distrito, como a reforma da ponte da localidade de Corrida, a nova ponte da localidade de Poço Bonito e a restruturação das cabeceiras da ponte do Distrito de Agutí. No total, foram investidos mais de R$ 500 mil. A Secretária de Educação e Esportes de Nova Trento disse estar muito feliz ao entregar estas obras para o Distrito. “Ainda lembro, no ano passado, da precariedade das instalações da Escola, principalmente da pré-escola, que estudava no salão da Igreja e hoje está aqui, com a sua nova sala. Agradeço todas as pessoas envolvidas que trabalharam na realização desta obra e, em especial, ao Prefeito Orivan, pela sensibilidade, e ao vereador Josemar Franzoi, que doou muitos eletrodomésticos e móveis para esta Escola”, destacou Rosita Sônia Valle Tridapalli.

O Vice-prefeito de Nova Trento fez questão de deixar uma mensagem para a comunidade, enaltecendo os investimentos que foram feitos no Distrito de Agutí até o momento. “Em 2009, entregamos a reforma do posto de saúde, um novo gabinete odontológico para o bairro, uma ambulância completamente reformada; e hoje estamos entregando as pontes reconstruídas e reformadas, além desta bela escola, completamente reformada e ampliada. Isso é qualidade de vida para a população, que está melhorando a cada dia”, disse Pedro Piva Neto.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi relembrou as dificuldades enfrentadas no início do mandato, após a enchente de 2008, e disse que um dos principais problemas no Distrito de Agutí eram as condições da escola. “Pensamos no melhor para esta comunidade, com a ampliação e a reforma desta Escola. Agora, nossa próxima meta, que será concretizada em breve, é a nova quadra coberta, construída em parceria com as empresas Souza Cruz e Banco Bradesco. E, vamos fazer sempre mais e melhor, pelo bem desta comunidade, pelo bem de toda população”, afirmou Orsi.

Ao final do evento, Prefeito, vice-prefeito, demais autoridades e toda a comunidade descerraram a placa de inauguração em frente a nova ala da Escola do Distrito. Além disso, a comunidade escolar homenageou o Prefeito Municipal com a entrega de uma placa de agradecimento pela obra realizada na comunidade. O evento encerrou com uma grande queima de fogos.

Escola do Distrito atende mais de 130 alunos

A Escola de Ensino Fundamental de Agutí congrega, atualmente, mais de 130 alunos. O local foi ampliado e totalmente reformado. Foram concretizadas, num primeiro momento, quatro novas salas de aula, novos banheiros masculinos e femininos. Na segunda etapa foram efetuadas modificações em todo o prédio antigo, com a construção de cozinha e área de serviço, estruturação de salas para implantação da biblioteca, laboratório de informática, sala de professores, direção e secretaria, banheiro e sala para armazenar material de Educação Física.

Texto e fotos: Elis Facchini – Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento